Tomar remédios na hora errada pode reduzir seu efeito

Pessoas que precisam tomar muitos medicamentos por dia devem conversar com seu médico para evitar problemas

por Nataly Simões seg, 20/05/2019 - 17:23

Lembrar de tomar o remédio no horário indicado pelo médico pode ser uma tarefa difícil para muitas pessoas, especialmente para aquelas que têm a vida corrida. O que pouca gente sabe é que o horário em que o medicamento é ingerido pode influenciar na eficácia do tratamento.

De acordo com o farmacêutico Vagner Miguel, da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), o risco mais comum de tomar o remédio na hora errada é o efeito positivo ser reduzido. “Dependendo do caso, pode acontecer de o organismo não absorver tão bem as substâncias presentes no medicamento que são necessárias para resolver algum problema de saúde. Embora não seja em todo tratamento que exista um horário específico para ingerir um medicamento, é importante consumi-lo nas horas indicadas pelo médico”, alerta.

Miguel acrescenta que é importante tomar o remédio na hora adequada, pois o corpo precisa se adaptar para produzir os efeitos esperados, principalmente no caso dos antibióticos.

“No caso de não tomar o antibiótico no horário certo, o ideal é ingerir imediatamente, assim que lembrar, pois o antibiótico fica concentrado na corrente sanguínea e vai combatendo, aos poucos, as bactérias. Quanto mais se demora a tomar a próxima dose, mais baixa fica a concentração da substância no sangue, já que o fígado vai eliminando seu excesso. Com isso, corre-se o risco de a bactéria ficar mais resistente. Se a indicação for tomar antibiótico de oito em oito horas e o paciente se lembrou com atraso, deve-se fazer uso do medicamento assim que a falha for notada e contar oito horas novamente a partir desse último horário”, explica.

Para facilitar a vida de quem precisa tomar muitos remédios por dia,  como é o caso de alguns idosos e de pessoas com doenças crônicas, o farmacêutico recomenda conversar com o médico para verificar o que pode ser feito, uma vez que, além do esquecimento, há o risco de confundir a dose, o horário e o modo correto de ingestão.

“Uma opção bastante interessante é a combinação de uma ou mais substâncias em uma só fórmula, reduzindo o número de tomadas ao longo do dia. Isso pode ser feito nas farmácias de manipulação, que personalizam a medicação de cada paciente. A decisão de combinar ou não diferentes substâncias, no entanto, só pode ser tomada pelo profissional da saúde, que irá avaliar, além das condições clínicas do paciente, um conjunto de diversos fatores, como horário em que o fármaco deve ser ingerido, riscos de interação, riscos de efeitos colaterais e aspectos farmacotécnicos”, afirma.

Interações

Miguel também alerta que alguns alimentos ou outras substâncias causam conflitos com medicamentos ingeridos em horários próximos.

“Existem antibióticos que podem ter a absorção diminuída se ingeridos junto com alimentos. Já outros devem ser tomados em jejum, mas é preciso seguir essa regra quando o médico orientar. Há antibióticos que devem ser ingeridos após as refeições para evitar que causem dor de estômago como efeito colateral. Por isso, deve-se seguir à risca as horas de intervalo indicadas pelo médico”, ensina.

Confira também no LeiaJá:

Pesquisa revela que maioria dos brasileiros se automedica

COMENTÁRIOS dos leitores