Homem de 51 anos tem pedra de 1 kg retirada da bexiga

Há 10 anos que o paciente reclamava de incômodos ao urinar, mas só em janeiro deste ano resolveu procurar atendimento. Além do peso, a pedra mede 18 centímetros

por Jameson Ramos ter, 21/05/2019 - 16:16
Renan Oliveira Barreto/Montagem A cirurgia demorou cerca de 1 hora Renan Oliveira Barreto/Montagem

Uma pedra de mais de 1 quilo e com 18 centímetros de comprimento foi retirada da bexiga de um homem de 51 anos. A cirurgia para a retirada da pedra aconteceu nesta última segunda-feira (20), no Hospital Antônio Teixeira Sobrinho, na região norte da Bahia.

O médico responsável pelo procedimento revela que essa foi uma das maiores pedras em bexiga já registradas no mundo. O paciente, que teve o seu nome preservado, relatou que há 10 anos sentia ardência ao urinar e um peso no pé da barriga - procurando ajuda apenas em janeiro deste ano.

Esses exames constataram um cálculo de 10 centímetros, sendo necessário cerca de 1 hora para a finalização da cirurgia. Até a tarde desta terça-feira (21), o paciente encontra-se em observação.

Ao G1, o cirurgião João Cleber Coutiunho revela que as pedras na bexiga geralmente são causadas pela inflamação do órgão, que acontece quando o corpo está desidratado ou a urina muito concentrada, fazendo com que ela forme cristais na bexiga.

COMENTÁRIOS dos leitores