83 milhões estão endividados por cartão de crédito

Dos entrevistados, 35% analisam o próprio orçamento antes de realizar compras parceladas

qua, 22/05/2019 - 18:12

Uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em todas as capitais do país aponta que 82,7 milhões de pessoas, ou seja, mais da metade dos brasileiros adultos (53%) possuíam alguma compra parcelada no último mês de março.

Os produtos que os consumidores mais adquirem a prazo são os eletrônicos (65%). Em média, os consumidores que possuem alguma compra parcelada demoram cinco meses para quitar as dívidas.

Na opinião de 39% dos entrevistados, as lojas online são as que mais estimulam as compras não planejadas, seguidas das lojas de departamento (36%), shopping centers (23%) e supermercados (22%). Embora a maioria dos brasileiros esteja pagando alguma dívida atualmente, 60% dos consumidores disseram ter evitado nos últimos meses realizar mais compras via crédito, com medo de extrapolar o limite do orçamento.

De todos os entrevistados, 13% não acham necessário fazer qualquer tipo de análise ou avaliação antes de contratar uma modalidade de crédito. Enquanto 35% analisa o próprio orçamento para ter certeza de que será possível pagar as futuras prestações.  

A pesquisa ainda mostra que pode ser vantajoso optar pelo pagamento a vista. Em cada dez consumidores, seis (59%) conseguiram algum desconto ao pagar por uma compra em dinheiro ou no débito.

 

COMENTÁRIOS dos leitores