Preso é decapitado em briga entre rivais dentro de cadeia

Rebelião ocorreu na Seccional de São Brás, região central de Belém. Dois agentes penitenciários ficaram reféns.

qua, 22/05/2019 - 16:12

Embed:

Um motim causado por briga entre facções rivais na Seccional de São Brás, em Belém, por volta das 17 horas de terça-feira (21), resultou na morte de um detento, Leunilson Santana Gama, de 38 anos. Para garantir proteção, os amotinados fizeram dois agentes penitenciários reféns. A Polícia Militar enviou reforços e negociou o fim da rebelião.

Familiares de detentos foram ao local para cobrar informações sobre a situação dos encarcerados. “Desde a hora que aconteceu nós estamos aqui e até agora eles não deram uma informação. A gente só quer uma informação, para nós que somos da família”, disse uma parente de um detento que não se identificou.

Depois de uma manifestação dos familiares, Marcos Martins, diretor em exercício do Centro de Triagem, e Socorro Pontes, assistente social da Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe), conversaram com os parentes.

Segundo a assessoria do governo do Pará, após três horas de rebelião, a Susipe e a Polícia Militar controlaram a situação e iniciaram os procedimentos de tranca dos presos nas celas. As visitas estão suspensas devido à gravidade do acontecimento.

Para a apuração da perícia criminal sobre a morte do detento, será também iniciado um procedimento disciplinar penitenciário e um inquérito será instalado para investigações dos suspeitos de assassinato. No final da operação, o local em torno da Seccional foi liberado e o corpo foi levado pelo Instituto Médico Legal (IML).

Reportagem de Filipe Bispo. (Com informações da assessoria da Susipe).

 

COMENTÁRIOS dos leitores