Semana Geológica discute opções no mercado de trabalho

Evento promovido pelo curso de Geologia da UNAMA - Universidade da Amazônia aponta possibilidades no campo profissional

por Rosiane Rodrigues qua, 29/05/2019 - 19:23

“Manual de Outorga” foi um dos temas da IV Semana Geológica da UNAMA - Universidade da Amazônia, abordado em palestra por Márcia Helena Nascimento, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). A palestrante falou sobre todos os procedimentos de outorga, que é o requerimento para o uso da água por um empreendimento.

“O campo de trabalho para geológo é muito vasto, tem muitas possibilidades. O que eu mostrei foi justamente uma das possibilidades, que é trabalhar com licenciamento ambiental, com recursos hídricos, com requerimento de outorga para recursos hídricos”, disse a palestrante.

Para Márcia, é importante que os profissionais da área tenham integração com os alunos do curso. “São alunos que estão se formando, e isso é muito importante para eles. Saber que eles podem atuar em outro campo sem ser a mineração. Geólogo a gente foca logo na mineração, mas há outros campos dentro da cidade mesmo onde ele pode atuar”, explicou.

Bruno Pinheiro, professor de geologia da UNAMA, destacou que o evento é uma das formas de divulgar o curso. “Amanhã (30) é o Dia do Geológo, então é uma forma de nós divulgarmos que apesar do curso de Geologia ser muito importante para a economia brasileira, ela é pouca conhecida. Nós estamos, cada vez mais, tentando mostrar a importância da Geologia para a sociedade e esse evento é para trazer esse conhecimento”, afirmou.

Para Jorge Nadico, estudante do curso de Geologia da UNAMA, a palestra foi muito importante, já que esse assunto sobre água não é tão comentando dentro da Geologia, segundo ele. "É mais mineração, mapeamento, e quando a gente vê alguma coisa sobre outorga, que é algo que está em crescimento, já que a outorga dá muito dinheiro para o profissional de Geologia, é sempre interessante agregar conhecimento sobre isso”, disse o estudante, que está no 9º semestre do curso.

Para Renato Ferreira, também estudante de Geologia da UNAMA, o evento foi interessante porque os alunos puderam ver na prática questões dadas em sala de aula. “A gente deu legislação como matéria, que é uma coisa mais teórica, mas eu achei bem importante ter a questão prática aqui”, disse o estudante.

Segundo Luisa Barros, professora de Geologia da UNAMA e organizadora do evento, promover a Semana de Geologia é importante para agregar novos conhecimentos para esses alunos e para reforçar o repertório deles com base no que é dado em sala de aula. “Isso é muito importante para agregar valor, principalmente porque todas essas palestras e minicursos são voltados para as ferramentas que eles vão usar no mercado de trabalho”, concluiu.

O evento se encerra nesta quinta-feira (30), com a palestra “Avaliação da base de dados de licenciamento mineral por meio de Sig”, às 14 horas, com Carla Braga, geóloga da Universidade Federal do Pará (UFPA). A palestra será na sala E-200, no campus Alcindo Cacela da UNAMA.

COMENTÁRIOS dos leitores