Procon dá dicas para consumidores no Dia dos Namorados

Consumidor deve se preocupar com valores e reservas em restaurantes e motéis

por Daiane Crema qui, 06/06/2019 - 16:52

Na próxima quarta-feira (12) é comemorado o Dia dos Namorados. Na lista de presentes estão flores, chocolates, roupas, acessórios e cestas de café, além dos mais procurados pelos casais para comemorar a data: restaurantes e motéis. O Procon-SP orienta o consumidor a ficar atento em relação aos valores e reservas desses estabelecimentos. 

O fato de alguns restaurantes não realizarem reservas na data não fere o Código de Defesa do Consumidor, segundo o Procon-SP. Porém, informações como taxa de serviço, couvert e couvert artísticos precisam ser avisadas com antecedência, inclusive sobre a cobrança ser opcional. Outras cobranças abusivas são as taxas de desperdício ou para perda de comanda, pois é obrigação do estabelecimento controlar os itens de consumo dos clientes.

Em estabelecimentos que não cumprem as promoções anunciadas ou realizam cobranças indevidas, o cliente deve reclamar seus direitos. "Todo material publicitário precisa ser lido e guardado. Em caso de pagar preços abusivos, recomendamos que o consumidor junte os comprovantes e notas fiscais e, posteriormente, procure seus direitos", ressalta a coordenadora de atendimento do Procon-SP, Renata Reis.

Em relação aos hotéis e motéis, o consumidor deve verificar a possibilidade de acomodação, horários de pernoite e diária, valores, formas de pagamento. Os itens de frigobar precisam ter os valores informados por escrito. Nesta data, o setor moteleiro costuma fazer promoções, convém pesquisar antes e realizar reservas.

COMENTÁRIOS dos leitores