Greve geral: metroviários vão parar na próxima sexta (14)

Categoria cogita paralisação de 100%

ter, 11/06/2019 - 08:25
Brenda Alcântara/LeiaJáImagens/Arquivo Profissionais vão se manter em greve por 24 horas Brenda Alcântara/LeiaJáImagens/Arquivo

Os metroviários de Pernambuco vão aderir à Greve Geral marcada para a próxima sexta-feira (14). A decisão foi tomada na noite da segunda-feira (10) em assembleia.

De acordo com o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE), a intenção é que 100% da categoria não trabalhe na data. "A nossa ideia é paralisação de 100%. Agora, temos até sexta-feira para conversar com a categoria para tratar das estratégias. Mas nossa ideia é parar 100%", reforçou o presidente do Sindmetro-PE, Adalberto Afonso.

A categoria vai cruzar os braços por 24 horas a partir da 0h da sexta-feira. Sindicatos de metroviários de Minas Gerais e Alagoas também anunciaram adesão à greve. Na Paraíba e Rio Grande do Norte ainda serão realizadas as assembleias.

Em Pernambuco, a reunião foi realizada na Estação Central do Metrô, na área central do Recife. "Esse programa do governo só visa retirar direito dos trabalhadores. Nós temos que fazer alguma coisa. Quem é empresário, rico, pode apoiar essa loucura que é a reforma da Previdência, mas quem é pobre, pensa no social, em uma socialidade igualitária, tem que contribuir com a greve", defendeu Adalberto Afonso.

Os profissionais também discutiram sobre segurança no sistema de metrô e o interesse do Governo Federal na privatização da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Uma reunião entre sindicatos de metroviários e diretoria sobre segurança está marcada para a próxima quarta-feira (12) no Recife. O LeiaJá aguarda posicionamento da CBTU sobre a paralisação.

COMENTÁRIOS dos leitores