69% dos brasileiros não conseguem guardar dinheiro

Dos poucos que conseguem manter alguma reserva financeira, 65% optam pela caderneta de poupança

seg, 17/06/2019 - 19:04

Apenas 21% dos brasileiros fizeram algum tipo de reserva financeira no mês de abril, enquanto a maioria (69%) não conseguiu guardar dinheiro. Entre os poucos que mantêm alguma reserva financeira, a caderneta de poupança é a opção de 65%, enquanto 20% deixaram os recursos parados em conta corrente e apenas 7% investiram em tesouro direto. As informações foram levantadas pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

Para justificar a escolha da poupança como investimento, 28% dos entrevistados afirmaram que preferem guardar o dinheiro em um lugar onde possam sacar com facilidade e outros 28% disseram não ter sobra suficiente para investir em aplicações mais arrojadas, 20% disseram estar acostumados a modalidades mais "tradicionais" e 17% afirmam ter medo de perder dinheiro em outros tipos de investimento.

Entre as pessoas que mantêm poupança, 40% precisaram sacar parte de seus recursos guardados para pagar as contas do mês (13%) ou para saldar dívida (10%).

COMENTÁRIOS dos leitores