Aprenda a cultivar árvores frutíferas em casa

Mudas de acerola, jabuticaba e pitanga se adaptam a pequenos espaços

por Daiane Crema qui, 11/07/2019 - 18:38

Aceroleira, jaboticabeira, amoreira, goiabeira e pitangueira são algumas das árvores que podem ser cultivadas dentro de casa. O cultivo de mudas desses frutos pode ser uma alternativa para quem quer economizar e evitar desperdício, já que são frutas que estragam rápido após serem colhidas.

Segundo a Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, para quem mora em apartamento ou não tem jardim no terreno, a sugestão é que o plantio dessas árvores seja feito em vasos maiores de 40 litros. No fundo do vaso, o ideal é fazer um dreno de pedras para evitar o acúmulo de água. A muda precisa ter boa procedência e ser plantada em terra fértil, rica em orgânica.

Árvores frutíferas gostam de lugares bem arejados e que recebam sol pelo menos um período do dia. A terra precisa sempre estar úmida, porém, é necessário atenção ao regá-las, pois tanto a falta como o excesso de água fazem mal a planta.

A adubação também é essencial para o desenvolvimento das árvores, a cada dois ou três meses. Em caso de pragas ou doenças nas plantas, é necessário buscar a orientação de um engenheiro agrônomo.

COMENTÁRIOS dos leitores