É raro, mas homens também podem ter câncer de mama

Pessoas com casos da doença na família precisam ter maior atenção

seg, 15/07/2019 - 18:07
Pixabay Os homens representam 1% dos casos de câncer de mama no Brasil. Pixabay

O Dia do Homem é comemorado nesta segunda-feira (15), no Brasil. O objetivo é conscientizar a população masculina sobre os cuidados com a saúde e sobre doenças como o câncer de mama que, apesar de ser rara entre a população masculina, pode acontecer e depende de um diagnóstico precoce para melhorar as chances de tratamento e cura. 

Os homens representam apenas 1% do total de casos de câncer de mama no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). “Pelo fato de ser uma doença rara entre eles, a recomendação de diagnóstico precoce acaba sendo menor, mas os homens precisam saber que ao notar um caroço, tumor, ou algo diferente na mama precisa ser avaliado e investigado. A maioria das vezes, quando há alguma alteração não é câncer, mas para ter certeza é necessário examinar para um diagnóstico preciso”, orienta a oncologista do Instituto do Câncer de São Paulo, Laura Testa.

Para a definição do diagnóstico, além de exame clínico, exames de imagem como mamografia, ultrassonografia ou ressonância podem ser solicitados pelo médico. Porém, a confirmação só é feita por meio da biópsia, que consiste na retirada de um fragmento do nódulo suspeito.

Segundo a especialista, os homens que têm casos de câncer na família têm uma chance maior de ter a doença. “Os homens que têm casos genéticos precisam fazer avaliações com um profissional e sempre que notarem algo anormal devem procurar um especialista”, ressalta.

O tratamento varia de acordo com o estágio da doença, onde pode envolver quimioterapia, radioterapia, medicamentos e até a cirurgia. “O câncer de mama tem vários subtipos e cada um deles é tratado de uma maneira, mas o tratamento é o mesmo para homens e mulheres”, explica a médica.

 

COMENTÁRIOS dos leitores