Paulista sedia evento de instituições que cuidam de idosos

Encontro acontece entre os dias 18, 19 e 20 de julho

qui, 18/07/2019 - 14:54
Pixabay Paulista sedia evento de Instituições que cuidam de idosos Pixabay

As Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) prestam um serviço relevante para a sociedade ao acolher, em caráter residencial, pessoas idosas com idade igual ou superior a 60 anos que escolhem viver em comunidade ou até que não têm mais contato com a família. Para debater com profundidade o funcionamento das ILPIs, será realizada, em Paulista, Região Metropolitana no Recife, entre os dias 18, 19 e 20 de julho, a 1ª Jornada de Direitos Humanos para ILPI.

O evento tem o objetivo de qualificar gestores, administradores, funcionários e todas as pessoas envolvidas no cotidiano das ILPIs, visando garantir o atendimento mais adequado e humanizado às pessoas idosas residentes nas instituições, além de favorecer e promover a criação de uma rede de proteção aos direitos da pessoa idosa.

Mais de 80 profissionais dos municípios da RMR e de outras regiões participarão da formação. “Queremos promover a qualificação trazendo temas como políticas públicas de atenção à pessoa idosa e as modalidades de atendimento, a humanização dos cuidados, o cumprimento às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o respeito à legislação vigente e aspectos gerenciais e administrativos”, explica a coordenadora do Programa do Idoso do Centro de Desenvolvimento e Cidadania (CDC), Elizângela Martins. O CDC é umas das entidades realizadoras do evento.

Além do CDC, a jornada conta com a parceria do Núcleo de Gerontologia Social do Hospital Universitário Oswaldo Cruz da Universidade de Pernambuco (NAISCI/UPE) e tem o apoio do Ministério da Mulher, da Família e Direitos Humanos.

De acordo com estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), de 2010, a grande maioria das instituições brasileiras é filantrópica, 65,2%, incluindo neste conjunto, as religiosas e leigas. As privadas constituem 28,2% do total. Apenas 6,6% das instituições brasileiras são públicas ou mistas, predominando as municipais. Já o Censo SUAS de 2014 detectou 1.451 ILPIs no Brasil inteiro, sendo 180 delas na região Nordeste. A região do Brasil com maior números de ILPIs é o Sudeste (842), seguido pelo Sul (242). O Centro-Oeste tem 156 instituições e o Norte apenas 35.

PROGRAMAÇÃO

18/07 – Às 19h

A programação contará com uma mesa de abertura e uma apresentação da experiência do Lar Torres de Melo, de Fortaleza (CE). Depois, uma conferência com Diego Marco Campos, na Nexo Investimento Social.

19/07 – Das 8h às 18h

A Mesa Temática 01, das 9h às 10h20, será sobre Políticas Públicas de atenção à Pessoa Idosa e as Modalidades de Atendimento, com a participação da assistente social e coordenadora geral do Naisci/Huoc/UPE, Sálvea de Oliveira Campelo e Paiva; da assistente social e residente do Programa de Cuidados Paliativos da UPE, Danielle Menezes de Lima e da psicóloga e presidente da Gerontologia da SBGG-PE, Cirlene Francisca Sales da Silva.

A Mesa Temática 02, das 10h40 às 12h, será sobre Instituições de Longa Permanência para Pessoas Idosas, Rede de Assistência Social e Controle Social e contará com as palestras de Karla Maria Bandeira, assistente social do Hospital Universitário Oswaldo Cruz; Ana Nery de Melo Santos, presidente do CDC e Luzia Cristina da Silva Dutra, psicóloga da secretaria de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco.

A Mesa Temática 03, das 14h às 15h20 será sobre Humanização no Cuidado, Envelhecimento Ativo - Conceito e Fundamento e aspectos biopsicossociais do envelhecimento, com palestra da médica da família da Prefeitura do Recife, Maria de Fátima Nepomuceno e da terapeuta ocupacional e coordenadora do Naisci/Huoc/UPE, Tatiana Lins Carvalho.

Depois de uma apresentação cultural do Grupo de Ciranda do Centro Cultural e de Inclusão Produtiva da Pessoa Idosa de Olinda, a Mesa Temática 04, das 16h às 18h, será sobre a Promoção de Vínculos Familiares e Comunitários para a Pessoa Idosa, com a participação de Mauricéa Tabósa Ferreira Santos, terapeuta ocupacional e  gerontóloga pela SBGG-PE e Inalda Neves Baptista, coordenação do Centro Cultural e de Inclusão Produtiva da Pessoa Idosa de Olinda.

20/07 – Das 8h às 16h

Depois de uma apresentação cultural do Grupo de Idosos Viver Bem, entre as 09 às 10h20, a Mesa Temática 05 será sobre Normatizações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e legislações sobre cuidado e acessibilidade (RDC nº 283/2005): regulamento técnico para funcionamento; fiscalização das entidades; principais problemas sanitários relacionados aos cuidados e atendimento integral aos idosos residentes. O tema contará com as palestras de Margarida Maria Carreiro de Barros, médica geriatra do Instituto de Pesquisa da Terceira Idade (IPETI); Margarida Maria Santos Silva, enfermeira também do IPETI e de Verônica Cristina Braynner dos Santos, psicóloga da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos de Olinda.

Das 10h40 às 12h, haverá a Conferência “Aspectos da Gestão Administrativa e Financeira em ILPIs: Sustentabilidade, Patrocínio/Doações e Prestação De Contas”, com a participação de ANA NERY DOS SANTOS MELO, presidente do CDC e Elizangela Maria Martins, coordenação de Projetos do CDC.

Entre as 14h e 16h, haverá a conferência de encerramento com o balanço e avaliação do evento.

SERVIÇO

1ª Jornada de Direitos Humanos para (ILPI) Instituições de Longa Permanência para Idoso na Região Metropolitana no Recife

Data: 18, 19 e 20 de Julho de 2019

Local: Hotel Amoaras Resort, Rua da Amoaras, 525 - Maria Farinha, Paulista, Pernambuco | Telefone: (81) 3436-1221

Da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores