Carro próprio lidera ranking de bens financiados no país

Pesquisa apontou que os brasileiros que fizeram financiamentos comprometeram 19 meses da finança pessoal ou familiar

por Daiane Crema sex, 19/07/2019 - 19:06

Nos últimos 12 meses, cinco em cada dez consumidores (49%) que contrataram algum financiamento utilizaram o serviço para comprar um carro. Mesmo assim, o sonho da casa própria ainda é o segundo principal motivo para a contratação do financiamento, ou seja, foi a escolha de 15% dos brasileiros. É o que revela uma pesquisa feita pela Confederação nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), no país.

A pesquisa também apontou que os brasileiros que fizeram financiamentos comprometeram, em média, 19 meses da finança pessoal ou familiar. 82% consumidores garantem ter checado o orçamento antes de assinar o contrato. Mesmo assim, 10% se arriscou sem verificar a real possibilidade de cumprir com as prestações a longo prazo.

A maioria dos usuários, 74%, disseram fazer um controle do pagamento das parcelas. Enquanto 23% não fazem o gerenciamento das contas a pagar. Entre os que realizam a organização financeira, 76% afirmam estar com as parcelas em dia, enquanto 14% possuem pelo menos uma parcela em atraso.

O automóvel também lidera a tentativa frustrada de quem tentou realizar um financiamento e não conseguiu, 24% dos entrevistados não foram aprovados no tipo de financiamento. O nome sujo foi o principal motivo de não conseguir a contratação para 38% dos brasileiros; outros 37% não tinham renda suficiente.

COMENTÁRIOS dos leitores