Férias: ainda dá tempo de planejar uma viagem

Turismóloga dá dicas para quem ainda não se programou para curtir os últimos dias de julho

por Daiane Crema sex, 19/07/2019 - 15:12
Divulgação Se a pessoa fizer uma boa pesquisa, é possível sim aproveitar o final das férias Divulgação

As férias de julho caminham para a reta final. Muitas pessoas já viajaram ou ainda estão em busca de onde ir e o que fazer. O interior de São Paulo, por exemplo, é um dos lugares mais procurados pelos turistas, por conta dos festivais e eventos da época, segundo a Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav). Porém, com a alta demanda, os preços nessas regiões tendem a ser mais elevados.

Se a pessoa fizer uma pesquisa sobre acomodação, alimentação, transporte e dicas culturais, é possível sim aproveitar o final das férias. "Não adianta ir para um lugar que é a sensação do momento só porque todo mundo está indo, e nem ir para um lugar tranquilo e pacato se a intenção é badalar. Anote tudo o que deseja fazer, como as compras e passeios, por exemplo. Saiba exatamente onde quer ir, pesquise os preços, cheque tudo antes de sair de casa e arrume as malas", indica a turismóloga e professora da Univeristas/UNG Edna Sales de Barros.

A técnica de enfermagem Suzy Francisco, 50 anos, está curtindo as férias desde o começo de julho, mas só esta semana é que foi pesquisar nos sites de viagem sobre preços e aonde ir. "Gostaria de viajar para alguma praia no Nordeste ou para algum lugar calmo, longe da cidade grande, mas infelizmente esta tudo muito caro", conta.

Algumas empresas do ramo, costumam estender alguns pacotes de férias, mas a especialista alerta. "Antes de fechar esses pacotes, verifique se a empresa faz parte da Abav e procure também referências com pessoas de sua confiança, como amigos e parentes que já tenham utilizado o serviço", ressalta Edna.

Se seguir as dicas da turismóloga e fizer uma rigorosa pesquisa de valores, ainda dá tempo de curtir a última semana de férias. "Vou fazer um levantamento e viajar sim, neste final de semana ainda", afirma Suzy.

COMENTÁRIOS dos leitores