UBSs realizam vacinação contra o sarampo neste sábado

Público-alvo são jovens e adultos entre 15 e 29 anos

por Daiane Crema sex, 19/07/2019 - 15:26
Divulgação / PMG Sábado (20), UBSs da capital e de outras cidades estarão abertas para vacinação Divulgação / PMG

Com o aumento alarmante dos casos de sarampo no Estado de São Paulo, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) têm investido muito mais nas campanhas de vacinação contra a doença. Neste sábado (20), as UBSs da capital paulista e das cidades de Guarulhos, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul estarão intensificando a imunização contra a doença, e estarão abertas das 8h às 17h.

O público-alvo de imunização são pessoas entre 15 e 29 anos. Esta é a faixa etária considerada mais vulnerável a infecções, em razão da menor procura pela segunda dose da vacina.

Só neste ano, o estado de São Paulo registrou 384 casos de sarampo. Em 2016, o Brasil recebeu a certificação da eliminação da doença, porém, de 2018 em diante, casos de sarampo foram confirmados nos estados de Roraima, Amazonas, Pará, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo.

O sarampo é uma doença viral aguda, altamente contagiosa, que se apresenta seguida de febre, tosse, coriza, conjuntivite e manchas avermelhadas na pele. A doença pode causar sérias complicações, principalmente em crianças menores de cinco anos, adultos maiores de 20 anos ou em pessoas com algum grau de imunodepressão.

COMENTÁRIOS dos leitores