Mais de 12 milhões já sofreram alguma fraude financeira

Prejuízo total é estimado em quase R$ 2 bilhões

qui, 15/08/2019 - 18:43

De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 46% dos consumidores brasileiros foram vítimas de algum golpe financeiro nos últimos 12 meses, o número equivale a aproximadamente 12,1 milhões de pessoas.

A estimativa é que o total desses prejuízos cheguem a cerca de R$ 1,8 bilhões. O caso mais comum é o que acontece depois que a pessoa perde os documentos pessoais (24%). Entre os 13% que forneceram acidentalmente seus dados pessoais, 40% cadastraram seus dados em sites falsos de promoções, 22% realizaram compra em site falso sem perceber, 21% receberam um contato telefônico de uma pessoa se passando por funcionário do banco e 18% receberam notificação falsa para quitação de débito.

Entre as vítimas, 30% tiveram o nome negativado devido a fraude. As mulheres somam o maior número de vítimas, com 53%.

O levantamento também aponta que 34% dos consumidores não conseguiram recuperar o valor da fraude. Por outro lado, 66% dos entrevistados conseguiram recuperar uma parte do valor, enquanto 34% conseguiram recuperar o todo o valor.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores