Corda usada nas procissões do Círio 2019 chega a Belém

Símbolo maior da fé dos paraenses foi fabricado no Estado de Santa Catarina e transportado de caminhão para a capital

qui, 19/09/2019 - 17:50
Guarda de Nazaré Guardas de Nazaré receberam a corda do Círio 2019 Guarda de Nazaré

Na manhã desta quarta-feira (19), chegou na capital paraense um dos maiores símbolos de devoção do Círio: a corda que é puxada pelos fiéis durante a Trasladação e a grande procissão de domingo.

A corda passou a fazer parte da procissão em 1885, quando uma enchente da baía do Guajará alagou a orla desde próximo ao Ver-o-Peso até as Mercês, no momento da procissão, fazendo com que a Berlinda ficasse atolada e os cavalos não conseguissem puxar. Em 2005, a direção do Círio mudou o formato da corda, que antes contornava a Berlinda em forma de U. Com isso, a procissão acabava atrasando. Agora, tem o formato de um rosário, divido em cinco estações.

Fabricada em Santa Catarina, antes de chegar em Belém a corda parou em São Paulo para ajustes finais. Foi doada pela família dona da rede de supermercados Líder, do Pará. O transporte também foi uma doação fornecida pela Transportadora Expresso Vida Transporte. São 800 metros de corda que serão utilizados na Trasladação e no Círio, 400 metros para cada procissão.

Por Beatriz Reis

COMENTÁRIOS dos leitores