Feira de empreendedorismo expõe produção LGBTQI

Artesanato, fotografia, moda e gastronomia movimentaram evento no Centur. Espaço cria novas perspectivas de negócio.

seg, 07/10/2019 - 09:55

Belém recebeu na última terça-feira (1) a terceira edição da Feira de Empreendedorismo LGBTI. O evento ocorreu no Centur e faz parte das atividades da 18ª Parada do Orgulho LGBTI na cidade. Artesanato, arte, fotografia, moda, gastronomia e acessórios foram as principais atrações da feira.

Beto Paes, coordenador, disse que o objetivo do evento foi promover a visibilidade ao trabalho de pessoas da comunidade LGBTQI do Estado. “Nós, LGBTs, temos uma dificuldade muito grande para adentrar o mercado de trabalho. Quando se trata da população trans, essa exclusão do mercado fica ainda mais evidente", assinalou.

A proposta da feira, destacou Beto, é reunir empreendedores LGBTQI em um espaço e mostrar a produção artesanal para a comunidade, com perspectiva de negócios.

Lorena Rodrigues, fotógrafa, informou que a feira gera oportunidades em geral negadas à população LGBT. “Eu trouxe para exposição o trabalho que faço junto com a minha parceira, que é um trabalho de ensaios fotográficos com um tom mais artístico, misturando moda, sustentabilidade e arte. Esse é o nosso diferencial”, declarou Lorena.

Walter Ribeiro, expositor, comentou que existem profissionais de diversas áreas com trabalhos interessantes, de produção independente. “As agendas que eu trouxe para nosso estande são feitas através de um processo de laminação. Tecidos são laminados numa folha de papel e com isso é possível fazer as agendas de uma forma que é novidade no mercado”, relatou Walter.

Aryane Parra, visitante, relatou que a originalidade chamou sua atenção. “A feira tem uma vivacidade enorme, é legal ver gente da comunidade se empenhando no que gostam de fazer, isso serve para conscientizar as pessoas de que nos LGBTs também temos nosso espaço no mercado de trabalho”, finalizou.

Por Bruna Braz.

 

COMENTÁRIOS dos leitores