Alimentos: SP aproveita 250 toneladas contra o desperdício

Ações do Programa Municipal de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos já conquistaram dois prêmios internacionais

por Alex Dinarte qua, 16/10/2019 - 17:05

No Dia Mundial da Alimentação Saudável, celebrado neste dia 16 de outubro, a cidade de São Paulo apresentou dados positivos sobre a utilização de alimentos que seriam descartados em feiras livres e mercados municipais. Instituído no último mês de julho na capital paulista, o Programa Municipal de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos, incumbido de coletar frutas, verduras e legumes nos locais de comercialização para doação às entidades assistenciais, recolheu e doou cerca de 250 toneladas de produtos.



Antes do programa, os comerciantes descartavam alguns alimentos avaliados como “sem valor de venda” por estarem parcialmente inapropriados para transferir aos clientes. Após 90 dias da implantação da iniciativa, 31 feiras livres e dois mercados municipais participam do projeto que atende mais de 300 instituições registradas no Programa Banco Municipal de Alimentos, como creches e outras entidades assistenciais.



Premiação



Além de comemorar os números, o Programa de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos também recebeu prêmios. Em Montpellier, na França, o projeto concorreu com 104 iniciativas e ganhou na categoria "Desperdício de Alimentos". A menção foi feita pela contribuição à Segurança Alimentar no Prêmio Pacto de Milão, acordo assinado entre várias cidades e centros urbanos do mundo. Na cidade de Bilbao, norte da Espanha, São Paulo foi premiada por contribuir com a redução de resíduos orgânicos nos aterros, inspirando a campanha Global da ISWA (Associação Mundial de Resíduos Sólidos).

COMENTÁRIOS dos leitores