Confira o que abre e fecha no feriado desta segunda (28)

Dia do Servidor Público é comemorado nesta segunda-feira (28)

dom, 27/10/2019 - 18:01
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Por conta do Dia do Servidor Público, comemorado nesta segunda-feira (28), será considerado ponto facultativo nas repartições públicas e entidades da administração direta e indireta do Recife, com exceção dos serviços considerados essenciais. Para se programar, confira o que abre e fecha.

EDIFÍCIO-SEDE - Os serviços e o atendimento ao público oferecidos no edifício-sede da Prefeitura e na sede da Reciprev e Saúde Recife não funcionam durante o dia 28, retomando à normalidade na próxima terça-feira (29), das 8h às 17h. 

CULTURA - Como de costume às segundas-feiras, os equipamentos culturais geridos pela Prefeitura do Recife estarão fechados ou terão apenas expediente administrativo, sem atendimento ao público nesta segunda. O Parque Dona Lindu, na Zona Sul, e o Sítio Trindade, na Zona Norte, estarão abertos, cheios de opções de lazer e atividades físicas para quem quiser aproveitar o feriado a céu aberto, suando a camisa e usufruindo dos espaços públicos. 

TURISMO E LAZER –  Os parques funcionam normalmente. Quem quiser aproveitar a segunda-feira a céu aberto tem no Dona Lindu e no Sítio Trindade duas alternativas de programação para toda a família, com direito a área para a prática esportiva, além de parque infantil.  

MEIO AMBIENTE – Os equipamentos de educação ambiental da Prefeitura do Recife, ligados a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, não funcionarão nesta segunda-feira (28). O Jardim Botânico estará de portas fechadas, assim como o Econúcleo Jaqueira. O JBR funcionará normalmente nesta terça-feira (29), das 9h às 15h30, e o Econúcleo Jaqueira tem funcionamento de quinta a domingo, das 9h às 17h.  

MERCADOS E FEIRAS - A Autarquia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb) informa que os mercados públicos, o Calçadão dos Mascates (Camelódromo), Anexo do Mercado de São José, Centro de Comércio do Cais de Santa Rita e as Feiras Novas do Recife funcionam normalmente nesta segunda-feira (28), das 6h às 18h. No entanto, a abertura de cada boxe é opcional. 

ASSISTÊNCIA SOCIAL – As casas de acolhimento institucional da Prefeitura do Recife funcionam normalmente 24 horas. Esses equipamentos são destinados a famílias e/ou indivíduos com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, a fim de assegurar a proteção integral, garantindo a privacidade, o respeito aos costumes, às tradições e à diversidade de: ciclos de vida, arranjos familiares, raça/etnia, religião, gênero e orientação sexual. Público Alvo: Crianças, adolescentes, jovens, adultos, pessoas com deficiência, pessoas idosas e famílias.  

COMPAZ E BIBLIOTECAS - Devido ao Dia do Servidor, as Bibliotecas Populares de Casa Amarela e Afogados estarão fechadas nesta segunda-feira (28). Os equipamentos voltarão a funcionar normalmente na terça-feira (29).  

EDUCAÇÃO - Seguindo o calendário escolar, os alunos da rede de ensino do Recife não terão aula na próxima segunda-feira (28), quando é considerado ponto facultativo do Dia do Servidor Público. Na terça-feira (29), as aula acontecem normalmente, das 7h30 às 12h, 13h30 às 18h e 18h40 às 22h, além das creches a partir das 7h. 

PROCON - O Procon Recife estará fechado na próxima segunda-feira (28) por ocasião do Dia do Servidor. Tanto a sede, na Boa Vista, quanto os postos avançados no Compaz Ariano Suassuna e Compaz Eduardo Campos, voltam a funcionar normalmente na terça-feira (25), das 8h às 13h.

EMPREENDEDORISMO - As Salas do Empreendedor que funcionam no andar térreo da PCR, no Compaz Governador Eduardo Campos e no Compaz Ariano Suassuna não funcionam na segunda (28/) e retornam na terça (29). 

EMPREGO - As unidades da Agência do Emprego de Casa Amarela, Afogados e Rio Branco não funcionam na segunda (28) e retornam na terça (29).  

ESCOLAS - As escolas profissionalizantes da Prefeitura do Recife não funcionam na segunda (28) e retornam na terça (29). 

ESPORTES - As 19 Academias Recife funcionam normalmente no feriado. Já os programas Recife Ativo, Recife Corre, Recife Esportes de Rendimento e Esporte É Fundamental não terão atividades. 

MULHER – Os equipamentos da Secretaria da Mulher do Recife - Centro Municipal Júlia Santiago e o Centro de Referência Clarice Lispector - estarão fechados entre o sábado (26) e a segunda (28). No entanto, o Liga, Mulher, disk-orientação do Clarice Lispector, funcionará em esquema de plantão, das 7h às 19h. O telefone do Liga, Mulher é o 0800 281 01 07. 

FINANÇAS- A Secretaria de Finanças do Recife comunica que o Centro de Atendimento ao Contribuinte, localizado no edifício-sede da Prefeitura do Recife, Bairro do Recife, e o posto que funciona no Rio Mar, não abrem na próxima segunda-feira (28). Informações sobre IPTU, ISS e taxas referentes ao município podem ser acessadas no Portal de Finanças. https://portalfinancas.recife.pe.gov.br/

SAÚDE - Nesta segunda-feira (28), Dia do Servidor Público, as quatro Upinhas 24 horas – Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) – estarão abertas o dia todo para atender pequenas urgências dos moradores das áreas cadastradas. Já as demais Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia e Unidades Básicas Tradicionais, estarão fechadas, reabrindo normalmente na terça-feira (29).

O atendimento no Hospital da Mulher do Recife (HMR) Dra. Mercês Pontes Cunha, no Curado, será normal para a realização de partos encaminhados através do Sistema de Regulação do Recife (Sisreg). O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos, do HMR, também funcionará durante todo o feriado, 24 horas, com atendimento multidisciplinar.

As maternidades municipais Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Professor Arnaldo Marques (Ibura) funcionam normalmente, 24h, para a realização de partos, além de disponibilizar atendimento 24h multidisciplinar às mulheres vítimas de violência. Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Policlínica Professor Barros Lima (Casa Amarela), Policlínica Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira) também estarão funcionando.

Para a vacinação antirrábica, a Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) funcionará no fim de semana e também na segunda (28), para os moradores do Recife, entre 8h e 12h.

Já o Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos números 3355-7704 e 3355-7705.

O Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) estará à disposição 24h para identificar pessoas com doenças que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite, principalmente. O serviço de captação e resposta aos surtos de epidemias poderá ser acionado pelo 0800-201-2120. As notificações são realizadas pelas unidades de saúde.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) funcionará normalmente.

Olinda

Quem precisar de atendimento médico pode procurar a UPA da PE-15, o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) de Peixinhos,  que funciona como emergência adulto/infantil, além do Hospital Tricentenário, no Bairro Novo. Os demais postos de saúde e policlínicas  retomarão o atendimento na terça-feira  (29). 

As escolas municipais de Olinda não têm expediente e só retornam normalmente na terça-feira. Em relação aos serviços públicos, como varrição e coleta, a Secretaria de Infraestrutura de Olinda informa que o serviço vai atender em regime de plantão e as equipes irão atuar apenas em grandes corredores da cidade. Como na Avenida Presidente Kennedy, Estrada de Caixa D'Água, Orla e Sítio Histórico. 

Paulista

O dia do Servidor Público também será considerado ponto facultativo em Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Em função disso, as repartições públicas municipais estarão fechadas. O expediente volta ao normal na terça-feira (29), a partir das 7h30.  

Os serviços considerados essenciais à população estão mantidos. A limpeza urbana seguirá o cronograma normal. A Prontoclínica Torres Galvão (PTG), o SAMU, e o CAPS Teresa Noronha funcionam normalmente. O cemitério municipal também estará aberto.

As feiras e os mercados públicos do Centro, de Paratibe e de Jardim Paulista funcionam no horário tradicional, sempre das 6h às 17h. O comércio nos bairros e o shopping North Way abrem as portas normalmente. O mesmo acontece com os bancos.

COMENTÁRIOS dos leitores