Indústria paraense registra queda em setembro, aponta IBGE

Pesquisa revela que o Pará, com índice de -8,3%, teve o pior desempenho dentre os 14 Estados avaliados

seg, 11/11/2019 - 10:37
Sidney Oliveira Desempenho industrial paraense cai. Daddos são do IBGE. Sidney Oliveira

A indústria paraense registrou queda de -8,3% em setembro em relação ao mês anterior, a maior queda entre os 14 Estados avaliados pela pesquisa. A segunda maior queda foi do Amazonas, com -1,6%, enquanto a maior alta do setor no mês foi para a Bahia com 4,3%. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física (PIM-PF), divulgada pelo IBGE.

A queda do mês de setembro eliminou a alta de 8,2% do mês de agosto, o que resultou em uma situação de estabilidade do setor no segundo semestre. Em maio, o setor registrou o maior aumento já visto em um mês em toda a série da pesquisa com 61,2%.

Em comparação com setembro de 2018, a indústria paraense também registrou queda, com índice de -2,0%, o que foi influenciado pela indústria extrativa. Essa indústria registrou queda de -4,4% com diminuição na produção de minérios de ferro e de alumínio.

As indústrias de transformação registraram alta de 18,2% em comparação com setembro do ano anterior por influência da metalurgia. Este grupo de atividade teve aumento de 55% no período com maiores produções de óxido de alumínio, alumínio não ligado em formas brutas e ferro-gusa.

Ainda dentro das indústrias de transformação, a fabricação de produtos alimentícios também registrou alta com 12,5%. Os produtos que mais influenciaram nesse resultado foram as carnes de bovino frescas ou refrigeradas, água de coco, óleo de dendê refinado e a farinha de trigo.

Por João Paulo Costa, da assessoria do IBGE.

COMENTÁRIOS dos leitores