Avião de Evo rumo ao México faz escala no Paraguai

O portal paraguaio Hoy informou que o avião aterrissou em Assunção por volta da 1h30 para reabastecer após o Peru negar autorização para sobrevoar o território

ter, 12/11/2019 - 08:44
ENZO DE LUCA/BOLIVIAN PRESIDENCY/AFP ENZO DE LUCA/BOLIVIAN PRESIDENCY/AFP

O avião da Força Aérea do México no qual viaja o ex-presidente boliviano Evo Morales decolou nesta terça-feira (12) do aeroporto internacional de Assunção, onde chegou de madrugada e permaneceu durante várias horas após sair da Bolívia, segundo uma fonte oficial.

De acordo com alguns veículos locais, a aeronave Gulfstream G 550 partia rumo ao México, mas teve de parar no Paraguai por não ter autorização para sobrevoar o território peruano. Contudo, a Direção Nacional de Aeronáutica Civil (Dinac) ainda não divulgou nenhuma informação oficial a respeito.

O portal paraguaio Hoy informou que o avião aterrissou em Assunção por volta da 1h30 para reabastecer após o Peru negar autorização para sobrevoar o território. O veículo destaca que o Brasil pode ter tomado a mesma decisão.

Após várias conversas, o Peru teria cedido seu espaço aéreo e às 4h53, a aeronave partiu rumo ao México, país que ofereceu asilo político para Evo. O ex-presidente viaja junto a seu filho e ao ex-vice-presidente Álvaro García.

Ministro da Defesa renuncia

O ministro da Defesa da Bolívia, Javier Eduardo Zavaleta López, decidiu renunciar ao cargo. Ele fez o anúncio por meio de uma carta divulgada no Twitter na qual diz que sua vontade "sempre foi preservar a institucionalidade das Forças Armadas a serviço da população" e não contra ela.

"Jamais emitimos uma ordem para que nossos soldados e marinheiros levantassem uma arma contra seu povo e jamais a faremos", indicou Zavaleta. "O Estado que construímos é uma Bolívia na qual um militar deveria assumir a defesa de sua pátria ao lado de seu povo e não contra ele, portanto, a responsabilidade de virar as armas contra o povo será daqueles que tomaram essa decisão."

"Senhor Carlos Mesa (ex-presidente e principal rival de Evo nas últimas eleições, senhor Fernando Camacho (líder opositor acusado por Evo de orquestrar um golpe de Estado para tirá-lo do poder), um assunto político não se resolve aumentando o calibre da repressão contra seus compatriotas, as balas não são a resposta e nem a solução", acrescenta o texto.

Zavaleta é o 13º ministro a renunciar do antigo gabinete de Evo Morales, que renunciou à presidência no domingo em meio à crise política desencadeada após as eleições de 20 de outubro e pelas quais é acusado de fraude. O resultado - que havia dado a ele mais um mandato - também foi questionado pela Organização dos Estados Americanos (OEA). (Com agências internacionais)

COMENTÁRIOS dos leitores