Curso de Fonoaudiologia fala sobre prevenção à surdez

Algumas causas da perda auditiva são o envelhecimento natural, o uso de cotonetes de forma inadequada e otites

por Brenna Pardal ter, 12/11/2019 - 15:31

Novembro é um mês importante, pois há campanhas e datas que incentivam o cuidado com a saúde. Uma delas é o Dia Nacional da Prevenção e Combate à Surdez. Segundo dados de 2015 da Organização Mundial da Saúde (OMS), 10% da população mundial tem alguma perda auditiva, congênita ou adquirida. No Brasil são mais de 28 milhões de pessoas nessa situação.

 A coordenação do curso de Fonoaudiologia da UNAMA - Universidade da Amazônia realizou na última segunda-feira (11), no campus Alcindo Cacela, palestras, apresentação de peça teatral, orientação a respeito das causas da surdez e cuidados com a audição, triagem auditiva e entrega de informativos relacionados à surdez.

A coordenadora e professora de fonoaudiologia Christiane Menezes falou que a campanha é realizada anualmente, todo dia 10 de novembro. “A perda auditiva é algo que você pode prevenir. Caso essa perda já esteja instalada, você pode tratar, pois existem inúmeras formas de tratamento”, disse.

Segundo a coordenadora, o uso de fones de ouvidos com volume alto pode ser prejudicial à audição. Apesar de parecer motivo bobo, informa a professora, há muitos casos de perda auditiva por mau uso dos fones e também os casos congênitos. “Hoje a triagem auditiva neonatal já é um exame obrigatório nas maternidades. A Organização Mundial de Saúde traz pra gente que a cada mil nascidos três são surdos. Se a gente consegue detectar isso de uma maneira precoce, a criança consegue desenvolver linguagem mais próxima do normal possível”, explicou Christiane.

Outras causas da perda auditiva são o envelhecimento natural, o uso de cotonetes de forma inadequada e otites, as inflamações do ouvido.

A Universidade da Amazônia disponibiliza para a comunidade o serviço gratuito na clínica de fonoaudiologia. O usuário pode se inscrever com documento de identidade. Depois, há um encaminhamento para os profissionais competentes.

 

COMENTÁRIOS dos leitores