PE: PUC vai analisar qualidade dos pescados e contaminação

Com foco na pesca artesanal, o material foi coletado nos estuários de 12 localidades do Litoral pernambucano e seguiu para o laboratório no Rio de Janeiro

por Victor Gouveia qua, 13/11/2019 - 09:32
Pixabay Cerca de 50 moluscos, crustáceos e peixes já seguiram para a universidade Pixabay

Um lote de 50 amostras - de um total de 150 - de moluscos, peixes e crustáceos de 12 localidades pesqueiras do Litoral de Pernambuco foi enviado para análise da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC). A intenção do Governo do Estado é confirmar que os pescados estão aptos para o consumo e não foram infectados pelo óleo que devastou a costa nordestina.

“Esta análise vai nos dar condições de afirmar se houve contaminação dos pescados e, em caso positivo, em que intensidade. Só a partir dessa avaliação será possível afirmar se os pescados estão livres de contaminação e liberados para o consumo da população”, pontuou o secretário de Desenvolvimento Agrário Dilson Peixoto.

Com foco na pesca artesanal, o material foi coletado nos estuários do Rio Capibaribe, Itapissuma, Itamaracá, Igarassu, Goiana, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, Rio Formoso, Tamandaré, Ipojuca e São José da Coroa Grande.

Após a análise feita pelo laboratório que presta serviço à Petrobras em casos de contaminação de óleo, está previsto que o monitoramento das localidades seja assumido pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), como explicou Dilson. “Esse tipo de acidente, com possibilidade de contaminação por hidrocarbonetos, tende a deixar vestígios por muito tempo, por isso a necessidade de manter o monitoramento dos pescados por meses e até anos”, avaliou.

COMENTÁRIOS dos leitores