Afroempreendedorismo movimenta R$ 1,7 trilhão por ano

Empresas de destaque nos setores de cosméticos, financeiro, turismo e artesanato fazem sucesso e ajudam a formar o número que chega a 14 milhões de empreendedores negros no país

por Alex Dinarte qua, 20/11/2019 - 16:43
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil Eventos como a Feira Preta, em São Paulo, já movimentou R$ 5 milhões na venda de produtos e serviços em 17 edições Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Mesmo com a luta por espaço, por respeito e pelo reconhecimento do potencial dos negros no mercado de trabalho estando distante de terminar, alguns segmentos do Afroempreendedorismo ganharam força nos últimos anos. Empresas de destaque nos setores de cosméticos, financeiro, turismo e artesanato fazem sucesso e ajudam a formar o número que chega a 14 milhões de empreendedores negros no país, segundo dados do Instituto Locomotiva.

O mesmo levantamento afirma que a população negra brasileira movimenta R$ 1,7 trilhão por ano na economia nacional. No mercado do turismo, por exemplo, a Diáspora.Black rompeu as barreiras do preconceito. Ao oferecer hospedagens em locais cadastrados para receber turistas negros ou interessados em valorizar a influência da cultura negra dos locais escolhidos como destinos de viagem, a empresa aproveita a parceria com afroempreendedores da região preparados para disponibilizar serviços e criar roteiros baseados nas experiências a serem vividas nos lugares visitados. Entre viajantes e anfitriões, a plataforma tem três mil clientes e está presente em 70 cidades do mundo.

No segmento financeiro, há opções para aprender a poupar e também para garantir um investimento seguro. A ContaBlack, primeira plataforma de conta digital criada por negros no Brasil, serviços bancários como linhas de investimentos e conta Física e Empresarial são oferecidos junto à proximidade dos clientes que antes não tinham acesso aos bancos. Já a NoFront, fala sobre educação financeira de uma maneira diferente. A economista Gabriela Mendes substitui as mais complicadas fórmulas matemáticas para ensinar a poupar e investir valores em dinheiro tendo como inspiração as letras de sucessos do Rap Nacional.

Outra referência do afroempreendedorismo é a Feira Preta. Realizada em São Paulo há 18 anos, a feira é considerada o maior evento de cultura e empreendedorismo negro da América Latina. A edição de 2019 tem como tema “Passado, Presente e Futuro” e aborda a origem, o presente e os passos futuros da cultura e empreendedorismo da população negra. Instalada em locais como Instituto Tomie Otake, Instituto Moreira Sales, Sesc 24 de Maio, Auditório do Ibirapuera e Memorial da América Latina, a programação oferece palestras, exposições, performances, shows, cinema, gastronomia, literatura, produtos e serviços, entre outros. A Feira Preta teve seu início no último dia 2 de novembro e segue com as atividades até o dia 8 de dezembro na capital paulista.

COMENTÁRIOS dos leitores