Pets exigem atenção especial para convivência saudável

Adaptações da casa e cuidados com a saúde, com acompanhamento veterinário e boa higiene, são fundamentais para o convívio doméstico dos animais de estimação

qui, 21/11/2019 - 16:43

Conhecidos por serem os melhores amigos do homem, os animais de estimação trazem alegria para os lares, proporcionando companhia, afeto, companheirismo e até benefícios à saúde de seus donos. Porém, os amados pets precisam de um cuidado especial.

De acordo com pesquisas do IBOPE Inteligência, 76% dos entrevistados que têm ou tiveram animais de estimação não adaptaram os seus lares para receber os bichinhos. Essa e outras ações podem ser prejudiciais, como explica a médica veterinária Aryane Melo. "Existem diversos tipos de cuidados que os donos devem ter com seus animais, desde um ambiente adequado para que o animal permaneça confortavelmente livre de calor, chuva, umidade, com acesso a água e comida, até cuidados com a higiene e a nutrição do animal", esclarece.

A veterinária Aryane Melo conta que pequenas práticas cotidianas, como oferecer ossos e restos de alimentos, podem gerar riscos à saúde dos pets. "Os ossos naturais, principalmente os de aves (frango, galinha, pato), são os que mais oferecem riscos, pois são osso que formam lascas quando quebrados e essas lascas podem causar acidentes como lesões na boca, ou até mesmo uma perfuração de esôfago e/ou intestinos", ressaltou.

Miriam Santos, 50 anos, é dona do Tufy, um poodle de 5 anos. Além de um animal de estimação, ela conta que ele é o seu filho de quatro patas e não mede esforços quando o assunto é o cuidado com seu bichinho. "O Tufynho é mais que especial, é um presente de Deus na minha vida. Nunca gosto de deixar meu filho sozinho, procuro sempre saber sobre o que faz mau a ele, pois é como fosse uma criancinha que não sabe o que está ingerindo", relata.

Além dos cuidados em casa, Tufy  tem um médico particular. As vacinas, os remédios contra verminose e carrapatos e a higiene com a pele também fazem parte da rotina. "Isso é o mínimo que posso fazer, já que o amo tanto, é uma relação de amor, respeito e um cuidado muito especial", declarou Miriam.

Por Rebeca Costa.

COMENTÁRIOS dos leitores