Inadimplência das empresas cresce 5,55% em outubro

Região Sul apresenta o maior número de pessoas jurídicas negativadas

por Daiane Crema sex, 22/11/2019 - 17:02

No último mês de outubro, o número de empresas inadimplentes aumentou 5,55%. Está é a maior alta desde janeiro deste ano. Um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) aponta que as empresas com contas em atraso encerraram o último mês com uma dívida média de R$ 5,5 mil.

O setor com maior número de empresas negativadas é o de serviços, cujo o aumento foi de 8,51%. Em seguida, estão os comércios, com alta de 2,90%, acompanhado do setor industrial com 2,89%. O levantamento indica que 70% das pendencias em nome de pessoas jurídicas foram contraídas em bancos e financeiras.

Mesmo com o aumento de empresas devedoras em relação ao mês de setembro, o número de outubro deste ano é inferior ao do mesmo mês de 2018, quando a alta foi de R$ 7,26%.

Em relação aos números de inadimplentes por regiões do Brasil, a região Sul foi a que registrou o maior índice em comparação a outubro de 2018. O número de pessoas jurídicas negativadas nessa região cresceu 8,30%. No Sudeste, o crescimento de contas em atraso foi de 6,59%. Já a região Nordeste apresentou o menor número, com 2,34%.

COMENTÁRIOS dos leitores