Dezembro terá chuva de meteoros Geminídeos

Fenômeno celeste poderá ser visto nos céus de todo o Brasil entre os dias 13 e 14 deste mês

por Alex Dinarte qui, 05/12/2019 - 17:47
Ke Yang/Pixabay Brasileiros que desejam acompanhar a chuva de meteoros precisam torcer para que a noite não seja coberta pelas nuvens Ke Yang/Pixabay

A segunda semana de dezembro tem uma atração especial para os fãs de astronomia. Durante a madrugada de 13 para 14 de dezembro, a chuva de meteoros Geminídeos poderá ser vista nos céus de todo o Brasil. Além de muita paciência, os brasileiros que desejam acompanhar ao evento precisam torcer muito para que a noite de sexta para sábado não esteja coberta pelas nuvens.

Para apreciar o fenômeno, é preciso olhar na direção da Constelação de Gêmeos. O evento astronômico será visível a olho nu, mas uma preparação é necessária para visualizar de forma clara. Especialistas recomendam que observadores reservem um lugar afastado da iluminação dos grandes centros pois a claridade de certas regiões pode comprometer a chance de contemplar a chuva de meteoros. Outro conselho indica que os apreciadores devem manter-se atentos ao céu por pelo menos uma hora. De acordo com o site da Revista Galileu, a observação deve ser mais nítida nas primeiras horas do sábado (14).

No Brasil, o último registro deste tipo de evento foi realizado no último dia 22 de novembro. Segundo a Sociedade Americana de Meteoros, havia uma expectativa de 100 a 400 meteoros por hora no pico da chuva Alfa Monocerotídeas, mas observadores contaram menos de 50. Por figurar longe da expectativa dos entendidos no assunto, o fenômeno ganhou o apelido de “garoa de meteoros”.

COMENTÁRIOS dos leitores