Réveillon: veja o que abre e fecha neste período

A mudança já começa nesta terça-feira (31), com os shoppings fechando mais cedo do que o normal

por Damares Romão seg, 30/12/2019 - 09:58
Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo

Por conta do Réveillon o comércio e vários órgãos fazem alterações nos horários de atendimento. A mudança já começa nesta terça-feira (31), com os shoppings fechando mais cedo do que o normal. Já as agências bancárias encerram o atendimento hoje e só voltam a funcionar na quinta-feira (2). Para se programar, confira abaixo o que abre e fecha neste período:

Centro e bairros

Nesta terça-feira (31), as lojas do Centro e bairros funcionarão normalmente, das 8h às 18h, podendo se estender um pouco mais. Já na quarta-feira (1°), as lojas estarão fechadas. O funcionamento é facultativo de acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho 2019/2020.

Shoppings RMR

Shopping Recife

Terça-feira (31): Funcionamento normal, das 9h às 18h.

Quarta-feira (1º): Lojas fechadas. Alimentação e lazer – Facultativo, das 12h às 21h.

 

Shopping Tacaruna

Terça-feira (31): Funcionamento normal, das 9h às 18h; BIG Bompreço, das 7h às 20h.

Quarta-feira (1º): Lojas e BIG Bompreço – Fechados; Alimentação e lazer – Facultativo, das 12h às 21h; Cinema, a partir das 13h.

RioMar Shopping

Terça-feira (31): Funcionamento normal, das 9h às 18h.

Quarta-feira (1º): Lojas e Quiosques – Fechados; Alimentação e lazer – Facultativo, das 12h às 20h.

Plaza Shopping

Terça-feira (31): Funcionamento normal, das 9h às 18h.

Quarta-feira (1º): Lojas fechadas; Alimentação e lazer – Facultativo, das 12h às 21h.

Shopping Boa Vista

Terça-feira (31): Funcionamento normal; das 9h às 18h.

Quarta-feira (1º): Lojas fechadas; Game Station, das 11h às 19h; Alimentação – Facultativa, das 11h às 19h; Cinema, conforme programação.

Patteo Olinda Shopping

Terça-feira (31): Funcionamento normal, das 9h às 18h.

Quarta-feira (1º): Lojas e operações de serviços  – Fechadas; Alimentação e lazer, das 12h às 21h.

Paulista North Way Shopping

Terça-feira (31): Funcionamento normal, das 9h às 18h, com a praça de alimentação até às 19h.

Quarta-feira (1º): Lojas fechadas; Alimentação e Parks & Games, das 12h às 21h; Cinema, conforme programação.

Shopping Guararapes

Terça-feira (31): Funcionamento normal, das 9h às 18h.*

Quarta-feira (1º): Lojas fechadas; Alimentação e lazer – Facultativa, das 12h às 21h. *

* Europa Câmbio e Hope, funcionarão conforme os seus horários.

Camará Shopping

Terça-feira (31): Funcionamento normal, das 10h às18h.

Quarta-feira (1º): Lojas e Alimentação – Fechadas; Cinema, conforme programação.

Shopping Costa Dourada

Terça-feira (31):  Lojas e Alimentação., das 10h às 18h; Arco-Vita, das 8h às 20h.

Quarta-feira (1º): Lojas e Arco-Vita – Fechados; Alimentação, das 12h às 20h; Cinema, conforme programação.

Paço Alfândega

Terça-feira (31): Funcionamento normal, das 10h às 17h.

Quarta-feira (1º): Fechado.

Compesa

Nesta segunda-feira (30), as lojas de atendiment, em todo o Estado, funcionam até o meio-dia. À tarde elas estarão fechadas, assim como na terça (31) e na quarta (1º). As atividades da Compesa e dos Expressos serão retomadas normalmente na quinta-feira (2).

Bancos

As agências abrem normalmente nesta segunda-feira (30). Elas estarão fechadas para o atendimento ao público nessa terça-feira (31) e no feriado do dia 1º de janeiro.

Detran-PE

Nesta segunda-feira (30), a sede do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (DETRAN-PE), assim como as Ciretrans no Interior do Estado, a Unidade de Táxi – DUAT, e as lojas dos Shoppings estarão atendendo até às 12h. Já nos dias 31 de dezembro e 01 de janeiro de 2020, todas as unidades do Órgão estarão fechadas.

Cultura

Entre os próximos dias 30 de dezembro e 1º de janeiro, os equipamentos culturais geridos pela Prefeitura do Recife estarão fechados. 

Turismo e lazer

Quem for passar o Ano Novo no Recife vai contar com a Ciclofaixa de Turismo e Lazer no próximo domingo (dia 29 de dezembro), das 7h às 16h. Já no dia 31 de dezembro, a Orla de Boa Viagem será palco para a grande festa de réveillon e, por isso, os projetos não funcionam no dia 1º de janeiro.

Meio ambiente

Nesta terça-feira (31) e no dia 1º de janeiro de 2020, o Jardim Botânico do Recife e o Econúcleo Jaqueira estarão fechados devido ao feriado de Ano Novo. Os equipamentos ambientais, ligados à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, voltarão a oferecer atividades gratuitas a partir da quinta-feira (2).  O JBR abre suas portas às 9h e segue com atividades até às 15h30, já o Econúcleo Jaqueira inicia sua programação de 9h até às 17h.

Mercados e feiras 

Na terça (31) os mercados públicos, o Cais de Santa Rita, as feiras livres, o anexo de São José, o mercado das frutas e o camelódromo funcionarão normalmente, das 6h às 18h. No dia 1º nenhum dos equipamentos citados funcionará.

Hospital Veterinário do Recife  

A unidade fecha nos dias 31 e 1° por ocasião das festividades de ano novo.

Assistência social 

Não funcionarão, durante o feriado de fim de ano (31 e 1º), os serviços da Assistência Social, entre os quais CRAS, CREAS, Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros POP) e Central de Atendimento do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e o Bolsa Família. A exceção são as casas de acolhimento institucional, que funcionarão normalmente 24 horas, e as equipes do Serviço Especial de Abordagem Social (Seas), que estarão de plantão.

Direitos humanos 

O Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT e o Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves estarão fechados durante o feriado de fim de ano (31 e 1º). Já o Projeto Praia sem Barreiras oferecerá banho de mar assistido às pessoas com deficiência que forem à Praia de Boa Viagem nas manhãs sexta (3), sábado (4) e domingo (5), das 8h às 13h. As cadeiras anfíbias utilizadas para o banho de mar ficam na altura da Rua Bruno Veloso, no posto 7.

Compaz e bibliotecas 

De 20 de dezembro a 1º de janeiro os Compaz Eduardo Campos,  no Alto Santa Terezinha, Ariano Suassuna, no Cordeiro e Miguel Arraes, na Madalena assim como as Bibliotecas Populares de Casa Amarela e Afogados estarão em período de recesso das suas atividades. Os equipamentos voltarão a funcionar normalmente no dia 2 de janeiro.

Educação

As unidades educacionais estarão fechadas nos dias 31 de dezembro e 1° de janeiro. Nos outros dias estarão acontecendo os processos de Novas Oportunidades, Recuperação Final, Conselho Pedagógico e Plantão Pedagógico.

PROCON

A sede do Procon Recife, Rua Carlos Porto Carrero, 156, Boa Vista estará fechado na véspera (31) e Dia de Ano Novo (1°), considerados ponto facultativo na Prefeitura do Recife. Os postos avançados dos Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, e Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, também estarão fechados, voltando a funcionar normalmente no dia 2, após os feriados de Natal e de Revellion.

Empreendedorismo

As Salas do Empreendedor do andar térreo da PCR, do Compaz Governador Eduardo Campos e do Compaz Ariano Suassuna não funcionam na terça (31) e na quarta, 1° de janeiro.

Emprego 

As unidades da Agência do Emprego de Casa Amarela, Afogados e Rio Branco não não funcionam na terça (31) e na quarta, 1° de janeiro.

Escolas 

As escolas profissionalizantes da Prefeitura do Recife não funcionam na terça (31) e na quarta (1º).

Esportes

As Academias Recife gerenciadas pela PCR estarão fechadas não funcionam na terça (31) e na quarta, 1° de janeiro.

Mulher

Centro Municipal Júlia Santiago e o Centro de Referência Clarice Lispector estarão fechados durante os dias 31 de dezembro e 1º de janeiro. No entanto, o "Liga, Mulher", disque-orientação do Clarice, funcionará em esquema de plantão, das 7h às 19h. O telefone do Liga, Mulher é o 0800 2810107.

Finanças 

A Secretaria de Finanças do Recife comunica que o Centro de Atendimento ao Contribuinte, localizado na sede da Prefeitura, e o posto de atendimento  do Expresso Rio Mar, estarão fechados nos dias 31 e 1°de janeiro. Informações tributárias como IPTU, ISS e taxas podem ser acessadas no Portal de Finanças http://portalfinancas.recife.pe.gov.br/.

Trânsito 

Os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) de atendimento ao idoso, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas serão suspensos nesta terça-feira (31) e quarta-feira (1). Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionarão normalmente durante o feriado, assim como o teleatendimento 24h, no qual o cidadão pode acionar a CTTU gratuitamente através do 0800.081.1078. A sede da Autarquia fica na Avenida Cruz Cabugá, nº 304, no bairro de Santo Amaro, e o atendimento presencial à população volta a funcionar normalmente na quinta-feira (2), a partir das 8h até as 13h.   

Saúde 

Nestas terça (31) e quarta (1º de janeiro), as quatro Upinhas 24 horas – Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) – estarão abertas o dia todo para atender pequenas urgências dos moradores das áreas cadastradas. Já as demais Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia e as Unidades Básicas Tradicionais, estarão fechadas, reabrindo normalmente na quinta-feira (2).

O atendimento no Hospital da Mulher do Recife (HMR) Dra. Mercês Pontes Cunha, no Curado, estará aberto para a realização de partos encaminhados através de regulação. O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos, do HMR, também funcionará nesta terça e quarta, 24 horas, com atendimento multiprofissional. As consultas ambulatoriais e os exames serão retomados na quinta.

Os serviços de urgência e emergência das Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Policlínica Professor Barros Lima (Casa Amarela), Policlínica Professor Arnaldo Marques (Ibura) e o Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira) estarão funcionando normalmente durante os dois dias. As maternidades municipais Professor Barros Lima, Professor Bandeira Filho (Afogados) e Arnaldo Marques funcionam normalmente nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, 24 horas, para a realização de partos, além de disponibilizar atendimento multiprofissional 24 horas às mulheres vítimas de violência.

Para a vacinação antirrábica, a Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) funcionará na terça e quarta, para os moradores do Recife, entre 8h e 12h.

Já o Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 16h por meio dos números 3355-7704 e 3355-7705.

O Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) estará à disposição 24 horas para identificar pessoas com doenças que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite, principalmente. O serviço de captação e resposta aos surtos de epidemias poderá ser acionado pelo 0800-201-2120. As notificações são realizadas pelas unidades de saúde.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) funcionará normalmente.

COMENTÁRIOS dos leitores