Lixo jogado no metrô provoca quebra dos equipamentos

Nas estações e nos seus entornos são recolhidos, em média, 9 mil sacos de 200 litros, o que equivale a aproximadamente 36 mil kg de lixo mensalmente

por Jameson Ramos seg, 13/01/2020 - 15:26

O descarte errado do lixo feito por alguns usuários do Metrô do Recife está causando grandes impactos no local. Escadas rolantes, elevadores e até equipamentos que mudam os trens de uma via para outra apresentaram falha devido ao lixo jogado indevidamente no local. De acordo com a CBTU, na Estação Joana Bezerra uma das três escadas rolantes está fora de operação devido ao lixo que provocou a quebra de vários degraus. Toda essa irregularidade fez com que o órgão gastasse um montante de R$ 2,5 milhões nos últimos três anos. 

Nas estações e nos seus entornos são recolhidos, em média, 9 mil sacos de 200 litros, o que equivale a aproximadamente 36 mil kg de lixo mensalmente. Já nos trens são retirados, em média, 500 sacos de 200 litros por mês, o que dá aproximadamente 2 mil kg de lixo. A limpeza dos trens é feita a cada viagem, nas estações é feita diariamente; e na da via férrea, varia dependendo trecho.

Por ano, a CBTU gasta R$ 11 milhões 450 mil, em contratos de limpeza. São 248 empregados trabalhando no recolhimento do lixo. "O dinheiro investido na limpeza do sistema poderia ser economizado com um ato simples de descarte correto. A colaboração dos usuários é indispensável para a CBTU. Apesar de diversas lixeiras e pontos de coleta de lixo, muitos deles preferem jogar o lixo na via, dentro dos trens ou nas escadas rolantes", aponta o órgão.

COMENTÁRIOS dos leitores