Hospitais da capital paulista terão Corujão do Câncer

Parceria da Prefeitura com os melhores hospitais da cidade terá investimento de R$ 15 mi para agilizar diagnóstico médico

por Alex Dinarte ter, 21/01/2020 - 18:41
Tony Winston / Agência Brasília Segundo os especialistas, o diagnóstico imediato do câncer aumenta as chances de cura em 60% Tony Winston / Agência Brasília

A partir da próxima quinta-feira (23), a cidade de São Paulo passará a atender pacientes no programa Corujão do Câncer. A iniciativa, elaborada em parceria com os melhores hospitais da capital paulista, oferecerá atendimento para tumores de maior incidência como estômago, colorretal, tireoide e próstata. A proposta da primeira fase do projeto é elevar em 13 vezes o número de vagas para exames, além de permitir o acompanhamento de saúde na rede municipal entre dois e cinco anos.

Entre as instituições parceiras do programa estão os hospitais AC Camargo, Instituto de Câncer Dr. Arnaldo (Cavc), Hospital Municipal Dr. Gilson de Cássia Marques de Carvalho/Einstein e Hospital Sírio Libanês.

Preparada para entrar em vigor no mês de março, a segunda fase do Corujão do Câncer voltará as atenções para pacientes diagnosticados com os mais diferentes tipos de câncer, como os de pele, ginecológicos, hematológicos, neurológicos, oftalmológicos e pediátricos. Nesta etapa, serão mais de 70 mil vagas para exames a serem realizados entre 19h e 22h em 21 unidades de saúde municipais.

O câncer é o crescimento desordenado de células que invadem órgãos e tecidos. O diagnóstico imediato aumenta as chances de cura em 60%. Em 2019, o município de São Paulo atendeu 10.839 pessoas com câncer, na rede municipal do Sistema Único de Saúde (SUS). Na capital paulista, os exames para detecção da doença estão disponíveis na rede Especializada de Média Complexidade de São Paulo.

COMENTÁRIOS dos leitores