Nova briga em presídio no Recife deixa um morto

O Sindicato dos policiais Penais de Pernambuco denuncia falta de equipamento para conter rebeliões

por Lara Tôrres dom, 26/01/2020 - 16:11
Freepik . Freepik

Após uma briga terminar com três detentos feridos por por armas de fogo, um novo caso de violência no presídio Frei Damião de Bozzano, que faz parte do Complexo do Curado, no Recife, deixou um morto. 

O Sindicato dos policiais Penais de Pernambuco (Sinpolpen-PE) emitiu uma nota sobre o caso, mas não informou a causa exata da morte do servente de pedreiro Jonh Lenon de Brito da Silva, de 29 anos, nem quem o matou. Segundo Sinpolpen, a estrutura para conter motins e rebeliões na penitenciária está precária e oferece riscos à segurança e vida tanto de agentes de segurança tanto dos detentos. 

“A falta de efetivo com apenas tem 9 (nove) Policiais nos plantões para evitar estes sinistros. Pior, o sindicato vem informando que hoje o sistema penitenciário está desabastecido de munições não letais, granadas não letais para controle de motins rebeliões, bem como pouco equipamentos de proteção nos plantões nas unidades prisionais (...) se a situação for mais agravada ou de uma grave rebelião deixará os Policiais Penais em risco funcional pois o único meio será uso de munições letais e armamento letais para o devido controle de motins e rebeliões”, afirmou o presidente do sindicato, João  Batista de Carvalho Filho.

Além disso, também foi informado que a situação que levou à morte de Jonh Lenon de Brito já foi controlada pelos policiais penais que trabalham no presídio. “Posteriormente chegou o batalhão de choque para apenas reforço que passou cerca de 30 minutos apenas, pois a situação já tinha sido controlada”, disse o Sinpolpen-PE por meio de nota. 

Entenda o caso 

Na manhã do último sábado (25), os detentos Jardeson Marconi da Silva, Wanderson José da Silva e José Remison Santos da Silva, todos do presídio presídio Frei Damião de Bozzano, se envolveram em uma briga e terminaram feridos a bala.

Wanderson José entrou na unidade armado, afirmando que o agrediu no rosto e efetuou disparos, atingindo-o. O detento José Emerson da Silva também foi baleado e ao final da manhã três detentos foram feridos e ninguém havia morrido. As vítimas foram socorridas para o Hospital Otávio de Freitas. 

LeiaJá também

--> Briga em presídio do Recife termina com detentos feridos

--> Recapturados seis presos que fugiram de presídio paraguaio

COMENTÁRIOS dos leitores