Campanha alerta sobre o perigo de ISTs no carnaval

Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, de Belém, promove ação para prevenir Infecções Sexualmente Transmissíveis, as ISTs, nos dias de folia

qua, 19/02/2020 - 16:56
Febrasgo O uso de preservativos ainda é a melhor maneira de prevenir infecções Febrasgo

Precaução é sempre importante, sobretudo no momento de pular carnaval. Pensando nisso, a Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna realizará, nesta quinta-feira (20), de 8 às 16 horas, a campanha com o tema “A folia é sua. A prevenção é nossa!”, que tem como objetivo orientar seus pacientes e usuários, além dos servidores, sobre formas de prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Segundo Rita Malato, coordenadora da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) desde 2008, a ideia da campanha é uma das atribuições da CIPA, como preconiza a Norma Regulamentadora n 5 (RN5), embora nem todas realizem. A CIPA possui como principal missão prevenir acidentes resultantes do trabalho, tornando conciliável o emprego com a prevenção da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

O Hospital de Clínicas, inaugurado em 1º de Abril de 2001, instituição pública estadual com assistência 100% gratuita (SUS), é referência nas áreas de Cardiologia, Psiquiatria e Nefrologia. Atualmente, conta com 1.523 colaboradores e possui como valores norteadores: cidadania, ética, transparência, qualidade, humanismo e segurança.  

O Hospital oferecerá uma vasta programação com apresentação de abertura pela Escola de Samba Império Pedreirense, às 8 horas, no auditório Dr. Ronaldo de Araújo, seguida de palestras acerca de ISTs e distribuição de preservativos que serão ofertados aos participantes. A “folia” terminará com um grande arrastão nas dependências do hospital, puxado pela Escola de Samba Grande Família.

“A prevenção não deve ser apenas lembrada pelo período carnavalesco, pois a prevenção é contínua e previne não apenas contra o HIV, mas todas as ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis)”, lembra Rita Malato.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que, a cada dia, há mais de um milhão de novos casos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) curáveis entre pessoas de 15 a 49 anos, no mundo todo. Isso equivale a mais de 376 milhões de novos casos anuais de quatro infecções – clamídia, gonorreia, tricomoníase e sífilis.

O problema é grave também ao Brasil. Números do Ministério da Saúde mostram que a população entre 25 e 39 anos é a mais suscetível a contrair as enfermidades transmitidas pelo sexo, informa o site da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia).

Por Carolina Albuquerque.

COMENTÁRIOS dos leitores