Pará amplia medidas de prevenção contra o coronavírus

Universidades e faculdades suspendem aulas em todo o Estado. Parazão 2020 terá jogos sem público. Isolamento social e higiene pessoal são os principais métodos para se proteger da infecção.

qua, 18/03/2020 - 11:10

O governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), montou estruturas para a internação de pacientes infectados pelo novo coronavírus na Unidade de Tratamento Intensivo no Hospital Abelardo Santos, no distrito de Icoaraci, em Belém. O governador Helder Barbalho informou também que o Estado tem à disposição outra estrutura com leitos de UTI, e que podem ser ofertados mais lotes de equipamentos para a montagem de mais leitos, se necessário.

Alberto Beltrame, titular da Sespa, recomenda que a população continue evitando aglomerações e reforça a necessidade de higiene pessoal. Para pessoas que possuem sintomas de gripe, o secretário orienta que façam tratamento em casa ou que procurem uma Unidade Básica de Saúde. Se apresentar sintomas mais graves, a pessoa deve buscar atendimento especializado em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou atendimento hospitalar de urgência.

Escolas, universidades, empresas suspenderam suas atividades como medida de prevenção contra o vírus, resguardando a comunidade durante a situação de emergência. A Universidade Federal Rural do Pará (Ufra) orientou que viagens a países que decretaram estado de emergência ou nos quais a epidemia está em pico de transmissão devem ser evitadas.

Apesar das recomendações, a Federação Paraense de Futebol (FPF) resolveu manter os jogos do Parazão 2020, sem a presença do público. Veja a tabela de jogos aqui.

Por Ana Luiza Imbelloni.

 

COMENTÁRIOS dos leitores