Caruaru fechará acesso de veículos à cidade

A colocação de barreiras nos arredores da cidade tem por objetivo a contingência do coronavírus

por Lara Tôrres sab, 21/03/2020 - 14:29
Jrnicolas/WikimediaCommons Jrnicolas/WikimediaCommons

A Prefeitura de Caruaru, município pernambucano localizado no Agreste do Estado, anunciou uma série de medidas restritivas com o objetivo de reduzir a circulação de pessoas e, assim, prevenir o contágio da população pelo novo coronavírus. Uma das medidas visa a criação de barreiras nos arredores da cidade para conter a entrada de veículos provenientes de qualquer outro lugar a partir da próxima segunda-feira (23). 

As restrições foram anunciadas pela prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB). O pacote de medidas para redução da circulação de pessoas inclui o cancelamento de todas as licitações municipais que demandam a presença dos interessados, além de suspender prazos processuais. O atendimento ao público na Prefeitura Municipal de Caruaru ficará restrito a serviços essenciais, como saúde, assistência social e a Central de Abastecimento de Caruaru (Ceaca). Todas as obras públicas e particulares do município desde que não sejam essenciais para a população durante o período de combate ao novo coronavírus, também devem ser interrompidas. 

Atividades de lazer, como clubes sociais e de serviços, bares, restaurantes e piscinas, por exemplo, estão suspensas. No comércio, apenas agências bancárias, supermercados, padarias, mercadinhos, farmácias, estabelecimentos de comercialização de insumos médico-hospitalares, postos de gasolina, casas de ração animal, depósitos de gás butano e de água mineral poderão funcionar. Os demais estabelecimentos devem fechar as portas a partir de domingo (21). 

As feiras livres de Caruaru também passarão por mudanças. O comércio seguirá aberto, mas apenas para itens alimentícios e resguardando uma distância de pelo menos 2m entre os comerciantes. Nesse sentido, o secretário de Saúde do Município, Francisco Santos, deu orientações também ao público. “Pessoas idosas ou que se enquadrem no grupo de risco devem ficar em casa”, enfatizou ele. Aglomerações nas feiras devem ser evitadas e poderão ser suprimidas pelos órgãos responsáveis.

No que diz respeito aos bancos, cada agência deverá definir um horário específico de atendimento para idosos, pensionistas e para pessoas não alfabetizadas (comprovadas através de RG), das 8h às 11h, a partir da próxima segunda-feira (23). Serviços mantidos para demais clientes, como saques, pagamentos e depósitos, serão liberados das 11h às 14h, observando a capacidade máxima de 50 pessoas no local.

Sobre os atendimentos de saúde, ficam suspensos os atendimentos ambulatoriais e cirurgias eletivas em toda rede pública e particular de Caruaru. “Vamos focar no combate ao Covid-19. Precisaremos estar com os hospitais preparados para receber as pessoas contaminadas, por isso a suspensão das cirurgias que podem ser feitas depois”, esclareceu o Secretário de Saúde do Município, Francisco Santos.

COMENTÁRIOS dos leitores