Maconha auxilia na melhora da imunidade, diz médico

A Associação Brasileira de Apoio Cannabis Esperança (Abrace) doará frascos de óleo rico em canabinóide para profissionais da saúde que estão atuando contra a Covid-19

ter, 24/03/2020 - 13:30
Pixabay Pixabay

Nessa segunda-feira (23) foi anunciado que vários estados dos EUA decidiram que a maconha é essencial e as lojas devem permanecer abertas. O objetivo seria manter a imunidade da população alta, um dos benefícios da cannabis.

A Cannabis não combate o coronavírus, como alguns especularam, mas pode ser utilizada neste combate. É o que explica o médico Pedro Pierro Neto. “Existem receptores canabinoides no sistema imunológico e isso já é bem descrito na literatura", afirma.

A Associação Brasileira de Apoio Cannabis Esperança (Abrace) doará frascos de óleo rico em canabinóide para profissionais da saúde. A ideia é provar esta possibilidade de uso. Médicos que estão a frente do tratamento de pacientes com o Covid-19 e que estão expostos ao vírus receberão o óleo.

“Talvez não seja significativo, eu acredito que sim, mas pode ser facilmente questionado e por isso a importância dessa iniciativa. Um grupo de médicos voluntários, selecionados e que usem o óleo enriquecido com canabinoides e ao fim desse período comparar com a taxa de infecção de médicos que não usam”, acrescenta Pierro Neto.

O estudo irá durar o tempo que a pandemia permanecer. Todos os médicos que se voluntariarem nesta pesquisa serão observados durante todo o período para entender as reações do organismo.

A Abrace Esperança acredita que pode ajudar essencialmente àqueles que vêm recebendo reconhecimento pelos serviços prestados à população, mas sem auxílio máximo para suas proteções. Para a entidade, a cannabis medicinal pode ser a arma que se espera encontrar durante esta crise em todo o planeta.

Cannabis diminui ansiedade?

Acompanhar noticiários que mostram a pandemia crescendo diariamente e não poder agir, sendo obrigado a permanecer em isolamento social causa estresse e ansiedade na população, o que pode ser combatido pela Cannabis. Pedro Pierro Neto afirma que este é mais um ponto de auxílio. “Principalmente o canabidiol tem ações sobre receptores serotoninérgicos do tipo 5HTL-1. Isso quer dizer que diminui consideravelmente a ansiedade das pessoas”, declara o médico.

Com informações da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores