Federação de lojistas de PE pede abertura do comércio

Em nota, entidade diz que houve declínio total do comércio no estado

sex, 27/03/2020 - 11:37
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Governo determinou o fechamento do comércio para impedir a propagação do novo coronavírus Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

A Federação de Lojistas de Pernambuco (FCDL-PE) emitiu uma nota pedindo a reabertura do comércio no estado. Segundo a federação, os lojistas apontam uma queda preocupante, em muitos casos de declínio total, no comércio local.

"Reconhecemos e prezamos por todos os cuidados que precisam ser tomados por toda a população para a inibição do contágio do Coronavírus, mas não podemos deixar de entender o estado de emergência econômica que está se estabelecendo no interior", diz o presidente da FCDL-PE, Eduardo catão, na nota.

Segundo dados da CDL Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, houve uma queda de 100% nas vendas de tecido e de 60% nos estabelecimentos que conseguem prestar serviços de entrega, como restaurantes e lanchonetes. "Compreendemos que o fechamento do Moda Center neste primeiro momento é necessário porque recebemos muita gente de outros municípios no polo. Mas o restante da cidade ainda pode diminuir os prejuízos significativos que estamos encarando por conta da pandemia", opina o presidente da CDL Santa Cruz do Capibaribe, Bruno Bezerra.

Em Araripina, no Sertão, o rendimento dos associados no setor de academias caiu a zero, conforme a CDL do município. Em muitos outros segmentos da cidade houve uma queda de 90% das vendas. 

Lajedo, município do Agreste, mostrou aumento de vendas apenas no segmento de supermercado. "Se passarmos mais tempo com o comércio fechado e os autônomos sem trabalhar, vai começar o desemprego e assim teremos uma onda de saque, com pessoas desesperadas invadindo os estabelecimentos em busca de suprimentos", diz Ivo Júnior, presidente da CDL Lajedo. As vendas em geral na cidade caíram 95%. O serviço de entregas caiu 85%. 

Por meio de decreto, o governador Paulo Câmara determinou a paralisação do comércio não essencial no estado como medida de combate à propagação da Covid-19. 

A CDL fez uma relação do percentual de queda de vendas nas cidades do interior de Pernambuco e do Grande Recife:

CDL Araripina: 100% (geral) e 90% (entregas)

CDL Santa Cruz do Capibaribe: 100% (geral) e 60% (entregas)

CDL Lajedo: 95% (geral) e 85% (entregas)

CDL Gravatá: 100% (geral) e 95% (entregas)

CDL Petrolina: 100% (geral) e 90% (entregas)

CDL Ipojuca: 100% (geral) e 96% (entregas)

CDL Bezerros: 99% (geral)

CDL Goiana: 95% (geral)

CDL Limoeiro: 100% (geral) 

CDL São Bento do Una: 100% (geral) 

CDL Escada: 100% (geral)

CDL Timbaúba: 100% (geral) 

CDL Abreu e Lima: 100% (geral)

CDL Carpina: 100% (geral)

CDL Macaparana: 100% (geral)

CDL Olinda: 100% (geral)

CDL Vitória de Santo Antão: 100% (geral)

CDL São Lourenço: 100% (geral)

CDL Jaboatão: 100% (geral)

CDL Bodocó: 100% (geral)

CDL Ouricuri: 100% (geral)

COMENTÁRIOS dos leitores