Como a hiperconvivência pode afetar a vida de casais

Confira dicas para não deixar a quarentena minar o relacionamento

por Alfredo Carvalho seg, 30/03/2020 - 19:49
Pexels Pexels

Conciliar o trabalho, tarefas domésticas e relacionamento tem sido um dos principais desafios enfrentado por casais durante o período de quarentena imposto pelo coronavírus (Covid-19).

O designer Renan Cavichio Alves e a estatística Moara de Oliveira Candido, ambos com 30 anos de idade, estão trabalhando no sistema home office durante o isolamento e revelam que a principal dificuldade foi conciliar os horários das webconferências do trabalho de cada um, exigindo que o casal repensasse até a distribuição dos móveis da casa, para que cada um tenha o seu espaço.

Para conseguir conciliar a rotina de trabalho e as tarefas domésticas, eles combinaram uma divisão de tarefas. “Ela esquenta a comida e eu lavo a louça”, explica Alves. O casal afirma não estar tendo problemas de convivência mas revela manter um acordo. "Combinamos de sempre conversar e sempre estabelecer um diálogo mais aberto”, contam.  

Segundo a psicóloga e professora Alessandra Cássia Ribeiro Chrisóstomo, a hiperconvivência provocada pela quarentena pode fazer aflorar tanto as questões positivas  quanto as negativas que existem em um relacionamento. “As questões não resolvidas de cada um emergem com muito mais força em uma relação”, explica.

O tempo de quarentena vai exigir do casal criatividade e empatia. “Cada um precisa preservar a sua individualidade, ter um contato familiar e investir em si mesmo”, ensina. A psicóloga enfatiza que neste momento é importante se adaptar e manter uma rotina. Ela aconselha o uso de ferramentas da internet para se conectar com amigos, familiares e até mesmo com outros casais,  a fim de manter o convívio social, mesmo que à distância.

A chave para manter um bom relacionamento com o parceiro passa pelo próprio bem-estar. “É necessário estar bem consigo mesmo para ficar bem com o outro”, aconselha. Além disso, é importante buscar o diálogo nos momentos de maior tensão ou desconforto. “Nós estamos no mundo para nos ajudar”.

Para a psicóloga, os casais que melhor se adaptarem serão os mais beneficiados. “Quem tiver humildade para aprender com tudo que estamos vivendo, aprender a viver consigo mesmo e com o outro, a ouvir e ter empatia com o outro, aprender a ter generosidade e espiritualidade em todas as relações e em todos os contextos, sairá fortalecido”, finaliza.

COMENTÁRIOS dos leitores