Veículos envolvidos na carreata do Recife serão rebocados

Um reboque já está no Marco Zero para evitar o ato ilegal, que estava marcado às 10h dessa segunda-feira (30)

seg, 30/03/2020 - 10:53

A Praça do Marco Zero, localizada no Centro do Recife, amanheceu nesta segunda-feira (30) com a movimentação de policiais e um reboque. O local era apontado como o ponto de partida da carreata ilegal, convocada de forma anônima, que pede a retomada do comércio em meio à pandemia. As autoridades estão à postos para seguir a deliberação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que orientou que os veículos dos participantes sejam apreendidos.

Na capital pernambucana, a carreata - que contraria às orientações da Secretária de Saúde do Estado (SES) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) - estava agendada para as 10h. O trajeto proposto teria início no Marco Zero e seguiria em direção à Prefeitura do Recife, e Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo do Estado.

"Sei que é um momento de crise, estamos vivendo um estado de guerra que há danos para a saúde. As pessoas podem morrer e também podem morrer com a crise econômica, mas temos que seguir a lei. Por isso, vou recomendar aos oficiais de Justiça que recomendem a polícia para apreender os carros de quem vá para a carreata. Não estou me envolvendo em polêmicas de partido, mas, enquanto chefe do MPPE, preciso fazer cumprir a lei", explicou o procurador-geral de Justiça do MPPE Francisco Dirceu Barros.

Dirceu Barros também avaliou a irresponsabilidade da movimentação e reforçou a orientação técnica para a tomada da decisão. "Essa convocação nos deixa muito triste, o MPPE não vai entrar em debate ideológico político, somos técnicos jurídicos, não temos capacidade de fazer uma análise econômica e de saúde. Mas estamos lastreados em laudos técnicos e temos que seguir a lei. Existe um decreto que proíbe a aglomeração de mais de pessoas, inclusive uma orientação do Ministério da Saúde e também de órgãos internacionais da saúde", complementou.

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores