Vizinhos oferecem ajuda para mulher agredida na quarentena

Pessoas já estão abrindo suas casas para eventuais vítimas durante o período de isolamento

por Paula Brasileiro seg, 30/03/2020 - 13:07

A orientação das entidades sanitárias para se manter em casa com  o objetivo de prevenir o contágio do coronavírus despertou a preocupação com outro tipo de risco: a violência contra a mulher. Especialistas acreditam que a convivência intensa em ambiente doméstico somado ao estresse causado pela situação podem elevar as ocorrências de agressão. 

Alguns números já contabilizados durante as duas primeiras semanas de quarentena corroboram as estimativas. Segundo o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, houve um aumento de 17% nas denúncias feitas através do telefone 180 nesse período. No Rio de Janeiro, os casos de violência doméstica também aumentaram em 50%, segundo levantamento do Plantão Judiciário da Justiça. 

Pensando em ajudar essas mulheres vítimas de violência em suas próprias casas, já há quem se disponibilize a acolhê-las. Um bilhete, fixado no elevador de um prédio em local não identificado, tem circulado pela internet com a iniciativa. Nele, a pessoa se dispõe a abrir o apartamento para uma eventual vítima agredida. “Se precisar de ajuda, corra para cá. Apartamento 602. Você não está sozinha. Pode gritar, pedir socorro, a gente abre a porta para você.” O aviso traz, também, um recado aos possíveis agressores. “Você não vai se esconder atrás da covid-19. Estamos de olho e chamaremos a polícia”.

COMENTÁRIOS dos leitores