Máscaras: você sabe usar do modo correto?

Infectologista explica todos os cuidados que se deve ter para garantir a máxima proteção possível

por Alex Dinarte ter, 12/05/2020 - 14:18

Há cerca de dois meses, um item até então incomum se tornou parte do figurino dos brasileiros. Para impedir o avanço dos casos de infectados pelo novo coronavírus (SARS-Cov-2), a máscara é uma das opções mais recomendados pelos especialistas.

Seja ela cirúrgica, equipamento de proteção individual (EPI) ou feita de pano, a proteção para nariz e boca virou obrigatória pelas ruas, no transporte público e em estabelecimentos comerciais de diversas localidades do país durante a pandemia que causa a Covid-19.

Apesar de o uso não ser habitual, a falta de costume não pode servir de empecilho para a utilização do equipamento. De acordo com a médica infectologista Odeli Nicole Encinas Sejas, do Hospital Adventista de São Paulo, a utilização recomendada pelas autoridades de saúde não é apenas clichê.

"O uso de máscaras cria uma barreira física para conter partículas virais que poderiam ser expelidas no ar em pacientes infectados assintomáticos", aponta a especialista. Para conscientizar a população sobre o uso do equipamento, a própria Dra. Odeli criou um material que ensina a usar, higienizar ou descartar as máscaras. 

Outras orientações importantes que devem ser seguidas:

1 - Lave bem as mãos antes de colocar e retirar a máscara;

2 - A proteção deve cobrir bem a boca, o nariz e o queixo;

3 - É preciso que a máscara de pano tenha pelo menos duas camadas. Já as de modelo cirúrgico ou EPI devem ser fabricadas em modelo dupla face.

4 - Não toque o item após tê-lo colocado;

5 - Leve sempre máscaras de reserva. Troque-a após duas horas de uso ou quando perceber que o tecido está úmido;

6 - Retire a máscara tocando apenas nas alças de elástico ou tiras de amarração.

7 - Tenha sempre uma sacola plástica para guardar o objeto lavável e dispense as descartáveis no lixo utilizando um invólucro plástico;

8 - Para as máscaras reutilizáveis, lave-as com água sanitária, deixe secar no sol e passe ferro quente antes de reutilizar;

9 - Nunca compartilhe a máscara com outras pessoas. 

Ainda de acordo com a infectologista, mesmo que o item passe uma sensação de segurança ao usuário, alguns pontos precisam da atenção de quem precisa sair à rua. "A máscara não protege a face por completo, então é importante higienizar bem as mãos com frequência, cobrir nariz e boca com a dobra do cotovelo para tossir ou espirrar, além de evitar aglomerações e contato físico, mantendo a distância  recomendável de dois metros", destaca a Dra. Odeli.

Para as pessoas que se mantêm isoladas, a orientação é para manter os ambientes do lar bem ventilados. A médica ainda complementa com a recomendação para mães e pais. "É importante ressaltar que bebês e crianças menores de dois anos não devem usar máscaras. Além de colocar a mão de maneira frequente, eles têm vias aéreas menores e o item pode aumentar o risco de asfixia", ensina.

COMENTÁRIOS dos leitores