Niterói e São Gonçalo prorrogam confinamento

Decisão foi anunciada nesta sexta-feira. Cidades têm 1,5 milhão de habitantes

sex, 15/05/2020 - 12:21

As cidades de Niterói e São Gonçalo, na região metropolitana do Rio de Janeiro, anunciaram nesta sexta-feira (15) a prorrogação das medidas de confinamento mais rígidas para conter a transmissão do coronavírus. Juntas, elas têm mais de 1,5 milhão de habitantes.

A prefeitura de Niterói fez uma transmissão ao vivo nas redes sociais na manhã desta sexta-feira e anunciou que a prorrogação vai até 20 de maio, com previsão de flexibilização a partir do dia 21. 

O município estima que as ações de conscientização e isolamento social evitaram 500 mortes na cidade, que registrava 45 óbitos no balanço de ontem da Secretaria Estadual de Saúde.

Em Niterói, há permissão de deslocamento apenas por força de trabalho, para ida a serviços de saúde, a estabelecimentos autorizados a funcionar e para a compra de alimentos e medicamentos. As pessoas que estiverem nas ruas podem ser abordadas por autoridades e têm que esclarecer o motivo do deslocamento.

Já em São Gonçalo, a prorrogação do confinamento deve chegar a 31 de maio, acompanhando o decreto estadual. A cidade determinou o fechamento de todos os estabelecimentos não essenciais, sendo vedado, ainda, que a população permaneça em vias e locais públicos.

São considerados essenciais farmácias, hipermercados, supermercados, mercados e centros de abastecimento de alimentos, padarias, pet shops, postos de combustíveis, restaurantes e lanchonetes (os dois últimos apenas para entregas em domicílio).

Segundo informações do balanço diário do estado do Rio, São Gonçalo tem 56 mortes e 614 casos confirmados de Covid-19.  

COMENTÁRIOS dos leitores