Recifenses deixaram de ir ao médico devido à pandemia

Pesquisa aponta que 83% dos recifenses não procurou uma unidade de saúde durante o período de isolamento social

qua, 17/06/2020 - 12:33
Andréa Rêgo Barros/PCR 58% dos entrevistados disse ter muita ansiedade sobre o futuro Andréa Rêgo Barros/PCR

Devido à pandemia do novo coronavírus, os recifenses deixaram de procurar um médico para tratar de outras doenças, aponta levantamento do Instituto de Pesquisas UNINASSAU. A amostragem registrou que 83% dos moradores da capital não procurou uma unidade de saúde no período.

 Em questionário, 58% dos entrevistados disseram ter muita ansiedade sobre o futuro e 54% estão com medo do futuro. Pouco mais da metade dos entrevistados (51%) revelou estar sentindo tristeza durante o isolamento social. O levantamento também registrou que 45% têm vivido muita irritação dentro de casa e 44% se disseram angustiados. 

 Os pesquisadores também perguntaram se os entrevistados conheciam o aplicativo Atende em Casa, lançado pela Prefeitura do Recife e Governo do Estado. Dos questionados, 62% afirmaram conhecer o aplicativo. Desses, 85% aprovam, 4% desaprovam e 11% não sabem ou não responderam.

 Lançado em março, o Atende em Casa permite que o usuário receba orientação com enfermeiros ou médicos por meio de videochamada. Neste mês, o Governo de Pernambuco divulgou que a tecnologia já atende 161 municípios pernambucanos, alcançando 92,9% da população total do Estado.

COMENTÁRIOS dos leitores