Atentas à modernização, igrejas reabrem sob protocolo

Os cristãos aproveitaram o isolamento para se aproximar dos fiéis no cenário digital e comemoram a primeira semana do reinício das celebrações em Pernambuco

por Victor Gouveia dom, 28/06/2020 - 10:05

Mesmo autorizados pelo governador Paulo Câmara a retomar as celebrações presenciais desde a última segunda-feira (22), a maioria dos templos religiosos de Pernambuco preferiu adiar o reencontro e adaptar-se à nova realidade imposta pela Covid-19. Preocupados com a segurança dos fiéis, católicos e evangélicos adequaram ritos tradicionais, ajustaram a estrutura das paróquias e compreenderam que a modernização é um processo necessário para o futuro da fé cristã.

Máscaras já abafam os cânticos, a hóstia não é mais oferecida na boca e as orações já não são feitas de mãos dadas. Ao mesmo tempo que é comemorado, o 'novo normal' evidencia o distanciamento entre as paróquias e os seguidores, que ainda se habituam a sentar afastados uns dos outros. Tapetes higienizadores e totens de álcool gel, também foram inseridos ao cenário, junto aos termômetros, que controlam o acesso na entrada.

Embed:

Com a primeira missa presencial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, no bairro do Ipsep, Zona Sul do Recife, ocorrida nesse sábado (27), o padre João Carlos explica que o reinício foi levemente adiado para que as igrejas se reestruturassem e atendessem ao protocolo necessário. Com a permissão de apenas 30% da ocupação, o templo que cabe 1.200 fiéis optou em abrir as portas para receber 280 pessoas durante a liturgia.

Com informativos e sinalizações por todo ambiente, o religioso conta que a Arquidiocese de Recife e Olinda autorizou excepcionalmente a entrega 'delivery' da comunhão aos incapacitados ou àqueles que estão inseridos no grupo de risco. O ofertório também foi alterado e deve ser feito com a cálice tampado. Já as doações deixam de ser coletadas e passam a ser entregues em envelopes ao término das missas, em um esquema de saída controlada.

O padre João Carlos ainda destaca que a aproximação entre a igreja e a internet ficou mais acentuada pela proposta de lives e através do contato nas redes sociais. Para o controle da lotação, a paróquia criou uma plataforma de cadastro online e acompanha o acesso ao espaço. Após a inscrição, um QR code é gerado, junto com o número do assento que o fiel vai ocupar.

Quando o altar se estende até sua casa

Já habituada com a 'internetização', a Paróquia Betesda, integrante da Episcopal Carismática do Brasil, em Olinda, voltou aos cultos presenciais na última quarta-feira (24) e se preparou para contornar os obstáculos da comunicação a distância. Com câmeras, equipamentos de captação e um estúdio de transmissão, o reverendo Rubem Marcel comemora o sucesso da interação com o público evangélico





Há 11 anos promovendo celebrações online, o pastor conta que um ministério específico foi designado para planejar e desenvolver todo conteúdo audiovisual, seja online ou produzido. Muito dessa antecipação ao atual cenário é fruto da relação próxima que mantém com paróquias da França, Espanha e Portugal, locais que sofreram com a Covid-19 antes do Brasil e já tinham experiência para contornar as adversidades da pandemia.

COMENTÁRIOS dos leitores