PE libera 100% da venda de carros e parte dos escritórios

Decisão anunciada pelo Governo de Pernambuco liberá atividades na próxima segunda-feira (6)

por Nathan Santos ter, 30/06/2020 - 21:22
Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo Paulo Câmara é governador de Pernambuco Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo

Ao comunicar redução nos casos de Covid-19, o Governo de Pernambuco também informou, nesta terça-feira (30), detalhes sobre o avanço da quinta etapa do Plano de Convivência com o novo coronavírus. O procedimento prevê, a partir da próxima segunda-feira (6), a liberação de 100% da carga das atividades comerciais de venda de automóveis.

Ainda foi anunciada a liberação de 50% da carga dos serviços de escritório. Jogos de futebol sem torcida e o Polo de Confecções do Agreste do Estado, porém, continuam suspensos. Esses dois casos voltarão a ser avaliados no dia 7 de julho.

Ao todo, 50 municípios das Gerências Regionais de Saúde do Recife, Limoeiro e Goiana poderão avançar para a quinta etapa. Confira mais detalhes nas imagens a seguir:

“De acordo com os dados do Gabinete de Enfrentamento à Covid-19, os números de casos, óbitos e a demanda sobre o sistema de saúde permanecem em queda no Estado de Pernambuco de maneira geral. A redução vem sendo puxada pela Região Metropolitana do Recife. Mata Sul, Agreste e Sertão ainda têm índices não estabilizados e, por isso, é necessário cautela no avanço das flexibilizações. No próximo sábado (04.07), com o fechamento da semana epidemiológica 27 será possível determinar a progressão dessas regiões”, detalhou o Governo de Pernambuco em nota enviada à imprensa.

O governador Paulo Câmara comentou as ações de flexibilização. Para o gestor estadual, a liberação está sendo feita a partir de avaliações sérias. “A análise das informações de saúde é feita com muita responsabilidade e critério. Estamos sendo extremamente cuidadosos com o andamento do Plano de Convivência. Permanecemos expandindo nossa rede de atendimento e investindo na prevenção. Vale destacar que, mesmo com a retomada das atividades econômicas, as pessoas só devem sair de casa em casos de extrema necessidade, usar máscara de proteção e reforçar os hábitos de higiene”, disse Câmara, conforme informações da assessoria de imprensa do Estado.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, nesta terça-feira, o sistema público estava com 77% dos leitos de UTI ocupados. A quantidade, de acordo com a pasta, representa o menor índice desde 5 de abril. O órgão ainda ressaltou que, nessa segunda-feira (29), o Estado comemorou 40 mil pessoas recuperadas da Covid-19. “São números importantes que só reforçam o nosso compromisso com o que foi, desde o início, o nosso maior objetivo: salvar vidas”, comentou o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, conforme a assessoria de imprensa do Estado.

COMENTÁRIOS dos leitores