Os desafios do puerpério em meio à pandemia

Momento de resguardo após o parto traz uma mistura de sensações pouco compreendida pela sociedade

por Junior Coneglian sex, 03/07/2020 - 18:49
Divulgação Divulgação

puerpério é o período de 40 dias que a mulher deve ter de resguardo após o parto. Este momento de recuperação é marcado por uma série de sentimentos e emoções e é a fase para que a nova mãe possa se adaptar às demandas da vida materna. Mas, em meio à quarentena por conta da pandemia de coronavírus, os desafios desse momento tornam-se ainda mais persistentes.

"As alterações hormonais comuns dessa fase podem intensificar ainda mais todos os sentimentos vividos no pós-parto, como a tristeza materna, conhecida como babyblues, que geralmente não é bem compreendida, visto que a sociedade implica que a mãe deve se sentir feliz com a vinda do bebê", comenta a psicóloga e sexóloga Valquíria de Oliveira.

A professora Maíra Frazão Guimarães, 39 anos, enfrentou este momento no início da pandemia, com o nascimento da filha Laura, em março deste ano. "No primeiro mês foi super difícil. Achei que os números de mortes fossem cair, mas é uma loucura a cabeça no puerpério. É cada sentimento confuso. E esse foi mais ainda, porque tive o bebê por cesárea, sendo que já tinha tido um por parto normal. De primeira, fiquei muito deprimida", conta.

Na recuperação, Maíra não recebeu visitas. Os primeiros dias pós-parto, em casa, foram marcados pela alternância de sentimentos. "A mudança de humor é constante. A tristeza e alegria são antagônicas e irmãs siamesas. Vivem alimentando uma a outra diariamente. Estava feliz pela saúde do bebê, pela alegria der vê-la crescer. Porém, o fim da barriga, o exaustivo cuidado com a criança e a morte de minhas vontades individuais martelavam minha cabeça, porque tudo fica em segundo plano", lembra Maíra.

A psicóloga Valquíria afirma que o apoio e a compreensão do companheiro ou de familiares pode ajudar na organização mental dessa mistura de sensações, que são normais e passageiras, permitindo que essa fase seja enfrentada com facilidade. "Com as limitações do momento, as amigas são pessoas cruciais. Invista em ligações de vídeo, se disponibilizando a ouvir suas queixas e oferecendo sugestões para ajudá-la com suas dúvidas", orienta. "O puerpério é um período de grandes transformações, mas como qualquer outro momento, é passageiro, por isso é imprescindível que o casal não se cobre tanto", finaliza.

 

COMENTÁRIOS dos leitores