Os cuidados que os diabéticos devem ter na pandemia

Portadores dessa doença crônica pertencem ao grupo de risco pois podem ter complicações ao contrair o coronavírus

por Alfredo Carvalho ter, 07/07/2020 - 16:57
Pixabay Diabéticos pertencem ao grupo de risco pois podem ter complicações ao contrair o coronavírus Pixabay

Se as pessoas saudáveis já têm motivos de sobra para temer o coronavírus, os portadores de doenças crônicas como o diabetes precisam ser ainda mais cautelosos, pois fazem parte do grupo de risco.

Ao contrair o vírus, diabéticos tendem a desenvolver um quadro mais grave do que as pessoas não diabéticas. “Quanto pior controlado estiver o diabetes mais grave tende a ser o quadro da infecção pelo Covid-19. Com maior mortalidade, inclusive”, afirma a endocrinologista Katia Seidenberger.

Por isso, durante a pandemia é fundamental para os diabéticos evitar açúcares, excesso de carboidrato, álcool e gorduras, tomar todas as medicações que auxiliam no controle da doença e monitorar a glicemia. “Os exames de sangue periódicos para diabetes devem ser mantidos com o médico, mesmo que se faça consulta online”, orienta a médica.

A endocrinologista explica que, como o período de isolamento social dificulta a prática de exercícios, o ideal é focar na boa dieta e no uso ininterrupto das medicações necessárias para controlar a doença.

Cuidados de higiene e isolamento social também são aliados dos diabéticos durante a pandemia. É o caso da dona de casa Fani Manzo, de 71 anos. Moradora de São Caetano do Sul, na região do ABC paulista, Fani é diabética e por receio de se contaminar ela não sai de casa desde o mês de março. “Eu tenho pavor, tanto por mim quanto pelos meus entes queridos”, desabafa.

A família de Fani adotou uma série de medidas para protegê-la de uma possível contaminação. Objetos como chaves são constantemente esterilizados e o seu filho sempre usa máscara quando vai visitá-la, tomando ainda o cuidado de manter o distanciamento. “Quando minha filha chega em casa, ela coloca toda a roupa que usou para lavar, vai tomar banho e eu não chego perto”, conta a dona de casa.

COMENTÁRIOS dos leitores