Catedral reabre com imagem de Jesus negro

Exposição do quadro é um ato de apoio da igreja aos protestos antirracistas

por Junior Coneglian ter, 14/07/2020 - 16:57
Divulgação Quadro em exposição é uma cópia do original, que foi danificado por um tiro durante a sua primeira exposição em 2010 Divulgação

Após um tempo fechada por causa da pandemia de coronavírus, uma catedral do Reino Unido passou a exibir uma pintura da Santa Ceia em que Jesus é retratado como um homem negro.

O quadro é da inglesa Lorna May Wadsworth e foi exposto no Altar dos Perseguidos, na ala norte da catedral anglicana de Saint Albans, cidade que se localiza cerca de 35km de Londres, na Inglaterra.

Durante a paralisação por conta da pandemia ocorreu o assassinato de George Floyd, homem negro que foi asfixiado por um policial em Minnesota, nos Estados Unidos, e a exibição do quadro está, de certa forma, relacionada ao caso. Desde o assassinato de Floyd, manifestações tomaram conta das ruas de várias cidades no mundo inteiro, incluindo Londres e Bristol, ambas na Inglaterra.

A igreja britânica diz que a escolha por retratar um Jesus negro vai ao encontro das manifestações e demonstra o apoio da entidade aos protestos antirracistas. ‘’Uma declaração ousada’’, comentou uma ativista.

Em uma nota oficial, a catedral informou: “Nós apoiamos o movimento 'Black Lives Matter' como aliados em prol da mudança, construindo uma comunidade forte e justa onde a dignidade de todos os seres humanos é honrada e celebrada, onde as vozes pretas são ouvidas, e onde vidas negras importam”.

O quadro exposto na catedral inglesa é uma cópia da obra original, que foi vandalizada com um tiro em sua primeira exposição, em 2010, na igreja de Gloucestershire.

COMENTÁRIOS dos leitores