PE teve ao menos 26 linchamentos e tentativas em um ano

Estado teve mais casos entre as cinco localidades monitoradas pela Rede de Observatórios de Segurança

ter, 14/07/2020 - 13:53
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo A maior parte das motivações citadas para o linchamento é acusação de roubo Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Em um intervalo de um ano, Pernambuco registrou ao menos 26 linchamentos consumados ou tentados, segundo o estudo "Racismo, o motor da violência", lançado pela Rede de Observatórios da Segurança nesta terça-feira (14). Pernambuco ficou em primeiro no número de casos nos cinco estados analisados.

A pesquisa acompanhou o período de junho de 2019 a maio de 2020. Durante o período, foi registrado um linchamento ou tentativa a cada quatro dias. Além de Pernambuco, o estudo traz dados da Bahia, Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo.

Em Pernambuco, a maior parte das motivações citadas para o linchamento é acusação de roubo. O segundo lugar foi "brigas/rivalidade entre torcidas". Ao todo, o estado teve 12 linchamentos consumados e 14 tentados.

"Em sua maioria, o alvo do linchamento é alguém desconhecido do grupo agressor. Das ocorrências possíveis de terem elemento de identificação, é possível afirmar que o perfil característico da vítima do linchamento é o de uma pessoa do sexo masculino e de cor preta", diz texto da pesquisa. Ceará teve 16 registros de linchamentos e tentativas de linchamento, seguido de Bahia (15), Rio de Janeiro (9) e São Paulo (8). 

A Rede de Observatórios de Segurança, que em Pernambuco é representada pelo Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (Gajop), destaca a ausência de registros sobre racismo e injúria racial nos dados retirados de jornais, sites, portais noticiosos, perfis de redes sociais e grupos de WhatsApp. O documento aponta também que a predominância de negros entre as vítimas de violência  está ausente do debate público.

Policiamento

A pesquisa monitorou as operações policiais nos cinco estados. No intervalo de um ano, as operações e patrulhamentos resultaram em 984 mortos e 712 feridos, ou seja, uma em cada sete operações monitoradas registrou ao menos uma morte.

O Rio de Janeiro é o estado que mais teve ações ações policiais (2.772), seguido por São Paulo (2.210), Bahia (1.105), Ceará (707) e Pernambuco (358). 

A Rede acompanhou os dados de violência contra a mulher e computou 1.408 casos desta natureza nos cinco estados. Juntos, feminicídios e tentativas de feminicídio correspondem a 68,8% do total. São Paulo foi o estado com mais casos de feminicídio (175), seguido de Pernambuco (90) e Bahia (75).

Houve ainda o registro de 101 chacinas, eventos em que três ou mais pessoas são mortas na mesma ocasião. As três cidades com mais registros do tipo são Rio de Janeiro (23), Salvador (17) e Fortaleza (7).

COMENTÁRIOS dos leitores