SES-PE amplia testes e deseja alcançar todos sintomáticos

Os testes de Covid-19 poderão ser marcados no site da ferramenta Atende em Casa

por Luan Amaral ter, 14/07/2020 - 20:18
Pedro Menezes/SEI . Pedro Menezes/SEI

O Governo de Pernambuco promete ampliar a testagem para as pessoas que apresentarem sintomas leves de síndrome respiratórias com suspeitas de Covid-19. Os testes poderão ser marcados no site da ferramenta Atende em Casa, nos 133 municípios que foram beneficiados com programa. No restante das localidades, os cidadãos devem entrar em contato com as unidades de saúde. 

O testes que será realizado é o do tipo  RT-PCR (swab nasofaríngeo) para pessoas com sintomas até o sétimo dia, e o teste rápido para casos com mais de sete dias e com 72 horas sem sintomas. A ideia é ampliar ainda mais a capacidade de identificação de casos e evitar, por consequência, uma possível nova onda da pandemia por conta da flexibilização já em vigor no Estado. 

“Desde o início da pandemia do novo coronavírus, fomos realizando o trabalho de ampliação da testagem para os grupos prioritários, iniciando com os profissionais de saúde e segurança e, posteriormente, isto foi ampliado para abarcar os profissionais de serviços essenciais. Agora, dentro de nossos esforços de ampliação, chegamos a este novo e importante passo de ampliar para todos os pernambucanos sintomáticos", declarou o secretário de Saúde do Estado, André Longo. 

"Desta maneira, vamos identificar com eficiência as pessoas com o vírus e realizar o isolamento para que esta pessoa não alastre a doença. Esse é um método ainda mais eficiente para conter a Covid-19, sendo usado nos países que conseguiram manter em níveis baixos a curva de transmissão”, acrescentou o secretário.

COMENTÁRIOS dos leitores