Samu registra queda de 66% nos atendimentos em Recife

Números podem ser um sinal da diminuição de casos do novo coronavírus em Pernambuco

por Jameson Ramos ter, 21/07/2020 - 17:06
Arthur Souza/LeiaJá Imagens/Arquivo Queda fortalece expectativa de diminuição dos casos de Covid-19 Arthur Souza/LeiaJá Imagens/Arquivo

O prefeito Geraldo Júlio divulgou na manhã desta terça-feira (21), que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Recife registrou uma queda de 66% no número de atendimentos de casos suspeitos de Covid-19. Em maio, mês do pico da pandemia, 377 atendimentos semanais eram realizados pelo Samu. Já neste mês de julho, o número caiu para 127 atendimentos de média.

Durante os últimos cinco meses, a Prefeitura do Recife registrou o maior número de atendimentos desde a criação do Samu Metropolitano do Recife, a maioria dos atendimentos foram feitos com pessoas suspeitas do novo coronavírus. Desde o fim de fevereiro, quando chegou à capital pernambucana a primeira paciente com suspeita de Covid-19, até essa segunda-feira (20), o Samu registrou 9.274 ocorrências por causas respiratórias, que geraram 4.168 atendimentos a pessoas com suspeita de Covid-19.

A Secretaria de Saúde do Recife (Sesau), aponta que é nítido que o envio de ambulâncias do Samu Recife acompanha o crescimento e a desaceleração da curva epidêmica. Em março, foram enviadas 403 ambulâncias para socorro a pacientes com sintomas respiratórios, 935 em abril, 1.673 em maio e 778 em junho. Desde o início de julho até esta segunda, foram enviadas 346 ambulâncias para socorro a casos suspeitos de Covid-19. 

Em maio, o Samu do Recife chegou a acionar as ambulâncias 80 vezes em um único dia, para prestar socorro a pessoas com problemas respiratórios. Em junho, esse número caiu para cerca de 30, uma redução de mais de 60%. Da mesma forma o acionamento das UTIs móveis para os casos mais graves chegou a cerca de 20 por dia nas primeiras semanas de maio e, atualmente, está abaixo de cinco acionamentos diários.

*Com informações da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores